PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente, São Vicente tem programação especial

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5), São Vicente promove uma série de atividades. O objetivo é estimular a reflexão sobre a importância de recuperar e preservar o patrimônio ambiental. As ações seguem até a quinta (7).

A abertura oficial será realizada nesta terça (5), às 10h. Em parceria com a Diretoria de Ensino Estadual e a Secretaria de Educação (Seduc), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) programou o plantio simultâneo de mudas de árvores nativas nas escolas estaduais e municipais da Cidade. Tanto alunos, como professores vão poder participar da ação. Eles vão contribuir com a arborização urbana que auxilia na redução da poluição do ar, interceptação da água de chuva, sombreamento e estabilização da temperatura, além da redução do ruído e promoção de melhorias no bem-estar psicológico e físico.

Os alunos e professores de cada escola também ficarão responsáveis por gravar um vídeo do plantio das mudas. O material será divulgado na página oficial de Facebook da Semam. Os estudantes ainda participarão de uma votação, onde será escolhido o nome da mascote da Semana de Meio Ambiente deste ano.

Quarta (6), a partir das 10 horas, as ações serão realizadas na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. O objetivo é sensibilizar a população e demonstrar possíveis destinações para os resíduos volumosos. O pessoal da Secretaria de Meio Ambiente, vai explicar os problemas que isso traz para a Cidade, por conta da destinação incorreta ou falta de reciclagem desses materiais, além da poluição residual e visual, dificuldade de estocagem e até mesmo locomoção destes volumosos.

Dois stands serão colocados e a população poderá aprender sobre as diversas formas de reutilização de móveis, restos de madeiras, pneus, produtos eletrônicos. Além disso, haverá um plantão de fiscalização ambiental para que os munícipes possam tirar duvidas sobre os trabalhos realizados por eles e também fazer denúncias.

Na quinta (7), a partir das 14 horas, um fórum de discussão sobre a implantação de coleta seletiva nas marinas do Município será realizado no Yacht Club (Av. Tupiniquins, 1.200 – Japuí). Os representantes de todas as marinas da Cidade confirmaram presença. O tema é pertinente, diante da quantidade exacerbada de resíduos que chega às marinas através do mar, por conta das correntes marinhas. O acúmulo preocupa os usuários destes locais, já que, em sua maioria, esse lixo pode ser reciclado. Além disso, verifica-se o prejuízo causado à vida marinha, uma vez que o local é utilizado por muitas espécies para reprodução.

Concluindo as festividades, será inaugurada uma sala de convivência sustentável com móveis e decorações construídos apenas com materiais descartados e reaproveitados nas dependências da sede da Semam (Rua José Bonifácio, 404, 4° andar – Centro). O espaço será utilizado para reuniões internas, apresentações e discussões de projetos ambientais.

Foto: Divulgação