2.8 // MEIO AMBIENTEREGIÃO 

Da redação

O Dia Mundial de Limpeza das Praias, comemorado em 20 de setembro, será honrado com sustentabilidade e responsabilidade social em São Vicente. Neste fim de semana (21 e 22), a Prefeitura promoverá eventos com o objetivo de conscientizar a população. 

No sábado (21), ocorrerá um mutirão de coleta de microlixo na Praia do Gonzaguinha a partir das 9 horas. O grupo Escoteiros do Ar e voluntários do ensino médio da Etec Ruth Cardoso de São Vicente marcarão presença nesta ação, utilizando detectores de metal e também distribuindo de sacolas biodegradáveis. Com essas ferramentas, serão recolhidos resíduos como canudos, bitucas de cigarros e lacres de latinhas, que, na sequência, terão destinação adequada. 

O ponto de encontro será em frente à sede dos Escoteiros do Ar (Rua João Ramalho, 379 – Centro). Todos os munícipes estão convidados para participar da atividade. 

Já no domingo (22), das 10 às 13 horas, a mobilização será no Centro da Cidade. Haverá entrega de sacolas biodegradáveis no Shopping Brisamar, na Rua Frei Gaspar, 365, no Centro. A ação também contará com a participação dos grupos voluntariados do dia anterior. O intuito é realizar uma campanha de sensibilização e conscientização para com os frequentadores e comerciantes locais. O público presente poderá conferir totens de divulgação dos feitos do Dia Mundial da Limpeza na Cidade. 

Histórico 

Em 2017, foram coletados cerca de três mil resíduos em ações nas praias vicentinas. 90% destes materiais recolhidos eram de consumo local, como tampinha de garrafa e embalagens de bala. 

Já em 2018, em atividade realizada na Ilha Porchat, a média de resíduos coletados ficou em torno de quatro mil, dos quais mais de dois mil se tratavam de bitucas de cigarro. A ação contou com 160 voluntários. 

saiba antes via instagram @revistamaissantos