REGIÃO 

Da redação

Praia Grande e Mongaguá realizaram mais uma ação em combate ao descarte irregular de resíduos de construção civil (RCC). Nesta quarta-feira (18), fiscalizaram caminhões transportadores dos resíduos juntamente com a Polícia Rodoviária na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. 

Na prática, os caminhões eram parados e a Prefeitura de Praia Grande checava, através do Coletas Online, sistema de gestão eletrônica de rastreamento e controle, o Certificado do Transporte de Resíduos (CTRs), que é obrigatório na cidade. Neste documento deve constar o destino final do resíduo. Caso fosse apontado que algum local de Mongaguá receberia este material, a equipe da cidade vizinha também realizava pesquisa semelhante. 

A ação reunindo as duas Cidades cumpre uma das diretivas do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável. 

Câmera OCR – No último sábado (14), a equipe da Fiscalização de RCC da Sema apreendeu um veículo que estava transportando resíduos de forma irregular. A apreensão ocorreu na esquina da Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas com a Rua Guatemala, no Bairro Guilhermina. O veículo não possui cadastro e o Certificado do Transporte de Resíduos (CTR). 

A apreensão só foi possível graças a utilização do monitoramento por câmeras de reconhecimento óptico de OCR (reconhecimento de caracteres) da Prefeitura de Praia Grande. Esses modernos equipamentos fazem parte do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) do Município. A atuação ocorreu de forma integrada e através de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Assuntos de Segurança Pública (Seas), Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento Ambiental. 

Denuncie – Munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar essas infrações no Setor de Fiscalização de RCC da Sema, pelo telefone 153. 

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos