PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Araçari-poca e pássaro do amor são resgatados em São Vicente

Guarda Civil Ambiental realizou os resgates na √°rea Continental e insular

A Guarda Civil Ambiental, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), promoveu nesta semana o resgate de uma ave da esp√©cie ara√ßari-poca, no bairro Samarit√°, √Ārea Continental da Cidade. Acionada pelo Corpo de Bombeiros, a equipe se dirigiu √† Rua Nuno Henrique. Um mun√≠cipe contou que o p√°ssaro colidiu na janela de um apartamento, caindo no p√°tio do condom√≠nio.

O animal foi encaminhado √† Aiuka Consultoria e Solu√ß√Ķes Ambientais, em Praia Grande e, ap√≥s passar por avalia√ß√£o, foi solta em mata de √°rea fechada na Serra do Mar, uma vez que pertence √† fauna brasileira.

O Araçari-poca mede cerca de 33 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 170 gramas. Os machos apresentam cabeça, garganta e peito na cor preta, enquanto as fêmeas têm uma coloração marrom. Também possuem de três a cinco riscos transversais no bico. A alimentação principal é à base de frutos.

Já nesta quarta-feira (20), um papagaio, conhecido como pássaro do amor, foi resgatado também por guardas civis ambientais. Ele estava muito debilitado, em uma área com água junto ao canteiro de obras da Ponte Jornal A Tribuna, na Esplanada dos Barreiros.

De origem africana, a ave ex√≥tica, cujo nome cient√≠fico √© Argapornis roseicollis, tamb√©m foi levada √† Aiuka Consultoria e Solu√ß√Ķes Ambientais. De acordo com a veterin√°ria, estava com dificuldade para respirar por conta da inspira√ß√£o de √°gua. Por isso, permanecer√° em tratamento at√© sua reabilita√ß√£o. Por ser uma ave ex√≥tica, n√£o pode ser introduzida na natureza, o que caracterizaria crime ambiental, conforme a Lei 9605, artigo 31.

O p√°ssaro do amor √© assim chamado por ser monog√Ęmico. Apresenta penas coloridas e mede entre 13 e 17 cm.

Em caso de resgate e/ou emergência, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) no (13) 99615-4295 e/ou GCM 153.