PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

INSS adia reabertura de agências da Previdência Social para 24 de agosto

A Portaria Conjunta n¬į 36 da Secretaria Especial de Previd√™ncia e Trabalho do Minist√©rio da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada nesta quarta-feira (29), adia para 24 de agosto o retorno do atendimento presencial nas Ag√™ncias da Previd√™ncia Social. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado at√© o dia 21 de agosto e continuar√° sendo realizado mesmo ap√≥s a reabertura das ag√™ncias.

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As unidades que n√£o reunirem as condi√ß√Ķes necess√°rias para atender o cidad√£o de forma segura continuar√£o em regime de plant√£o reduzido. O INSS ir√° disponibilizar um painel eletr√īnico contendo informa√ß√Ķes sobre o funcionamento das Ag√™ncias da Previd√™ncia Social, os servi√ßos oferecidos e o hor√°rio de funcionamento.

Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial.