PUBLICIDADE

Região / Saúde

Lar Vicentino completa dois meses de quarentena sem covid-19

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

O Lar Vicentino Assistência à Velhice, em São Vicente, completa dois meses de quarentena sem registrar nenhum caso de covid-19. Todos os idosos e funcionários da instituição de longa permanência (ILPI) foram submetidos ao teste para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus e os resultados deram negativo. Os testes foram aplicados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Vicente na última quarta-feira (20).

Os testes colhidos pela Secretaria de Saúde do município integram a pesquisa do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é detectar possíveis portadores do novo coronavírus que são assintomáticos. O exame detecta os anticorpos específicos (IgG e IgM) e o resultado é revelado em 15 minutos.

Referência no acolhimento de idosos na Baixada Santista e com uma equipe multidisciplinar qualificada na área da saúde, o Lar Vicentino Assistência à Velhice segue rigorosamente todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para evitar o contágio do novo coronavírus entre os idosos e funcionários, pois os idosos são o principal grupo de risco.

Em março, as visitas de familiares, voluntários e de grupos religiosos foram canceladas para evitar o contato com os idosos. Apenas funcionários e equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), caso seja necessário, estão autorizados a entrar nas dependências do Lar Vicentino.

Os passeios dos idosos foram cancelados. As datas festivas ou do calendário anual estão sendo realizadas internamente com a equipe de funcionários, sem as presenças de músicos e grupos de dança, que geralmente se apresentam voluntariamente para entreter os idosos.

Medidas preventivas

Quanto às medidas de prevenção, dispensadores contendo álcool em gel foram instalados em pontos de circulação de pessoas nas dependências da casa de repouso, bem como cartazes com as seguintes orientações: lavar as mãos, passar álcool em gel e utilizar máscara.

Doações

O Lar Vicentino solicita doações de fraldas tamanho G (Noturna), leite, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, álcool em gel e máscaras, que são itens de primeira necessidade dos idosos.

Fotos: Reprodução