2.4 // SAÚDEREGIÃO 

Da redação

Com o intuito de demonstrar apoio ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece no dia 29 de agosto, Guarujá realizará ações especiais. Serão duas semanas de palestras com o objetivo de apresentar os malefícios do fumo aos estudantes de nove escolas da rede municipal de ensino fundamental II. A programação começa na segunda-feira (19) e seguirá até sexta-feira (30). 

As escolas municipais participantes serão: EM Francisco Figueiredo, EM Maria Aparecida Ramos Camargo, EM Ivonete da Silva Câmara, EM Lúcia Flora dos Santos, EM Lucimara de Jesus Vicente, EM Gladston Jafet, EM Doutor Napoleão Rodrigues Laureano, EM 1º de Maio e EM Benedicta Blac Gonzalez. 

“Queremos mostrar aos alunos, os malefícios do uso do tabaco, mostrar que a Cidade fornece atendimento gratuito a quem tem o vício e pode ser tratado”, afirma a coordenadora do Programa, Elizandra Cabral Teixeira. 

Na Cidade, todas as Unidades de Saúde da Família (USAFAS) oferecem tratamento para pessoas tabagistas. Além disso, os que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são encaminhados para o Serviço de Recuperação e Fisioterapia de Guarujá. 

“Fazer com que os alunos se tornem multiplicadores da ideia é o nosso maior objetivo, para que assim eles possam dividir em casa ou com os amigos as informações recebidas”, afirma a coordenadora de saúde bucal Márcia Olmos Moucachen. 

Tabagismo 

Reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, que podem ser fumados/inalados, aspirados, mascados, absorvidos pela mucosa oral.  

 

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos