REGIÃO 

Pelo menos uma vez por mês as pessoas que estiverem na Capital e quiserem descer para a Baixada Santista poderão utilizar o trem turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O passeio terá como ponto de partida a estação da Luz, em São Paulo e seguirá viagem até o terminal de passageiros de Navios Cruzeiros de Santos.

O serviço ainda está em fase de testes, mas ao que tudo indica, a intenção é que seja implantado ainda este ano. A ideia é que o trem saia durante o período da manhã e retorne ao planalto no fim da tarde.

Essa semana alguns convidados e autoridades da secretaria de Turismo, Transportes Metropolitanos e executivos da CPTM e MRS Logística fizeram o percurso. Representando a Secretaria de Turismo de Santos (Setur) estiveram Wânia Seixas e Paulo Monteiro, respectivamente secretária-adjunta e assessor técnico, que falaram sobre a inexistência de ‘janela’ nos horários da MRS, operadora logística que administra a malha ferroviária em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, acreditando que esse fato não representa mais um impedimento para o projeto ser implantado em virtude da diminuição de volume de minério de ferro que era transportado para a Usiminas.

Durante a viagem teste foram avaliados o tempo de percurso, a troca de tração, logística de compartilhamento do trecho entre Rio Grande da Serra e Santos e etc.

A ideia é que para a implantação do trecho serão disponibilizados outros 3 carros de passageiros em processo de restauro nas oficinas Lapa em São Paulo, somando aos atuais dois carros operacionais um total de 5 carros na composição futura.

saiba antes via instagram @revistamaissantos