2.8 // MEIO AMBIENTEREGIÃO 

Por Luana Magalhães

Garrafas, plásticos, isopor e até sofá. Estes são os objetos encontrados diariamente no Rio da Vó, no Parque Bitarú, em São Vicente. Os moradores do local alegam que a Prefeitura não realiza serviços de limpeza e manutenção há cerca de um ano na região.  

No vídeo gravado por Patrícia Lima, moradora do bairro (veja no final da matéria), é possível identificar diversos objetos no canal e, segundo ela, as imagens retratam o cotidiano de quem mora ao lado deste vizinho nada agradável. “Antigamente a Prefeitura fazia visitas periódicas para limpar o canal, mas agora não fazem mais e isso está atraindo muitos ratos”, explica.  

Patrícia relata que já viu todo tipo de objeto sendo jogado no canal e que a situação está cada vez pior. “É muito triste ver o canal sujo desse jeito. Já vi cama, colchão, sofá jogado no canal. A falta de consciência da população também contribui para que o acúmulo de lixo. Porém, se a Prefeitura realizasse o trabalho de manutenção e limpeza corretamente, a situação não estaria desse jeito”, desabafa a moradora.    

Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que realiza de forma permanente a limpeza de todos os canais da Cidade. No Rio da Vó, o serviço acontece regularmente a cada três meses, com retirada de mato e lixo e que enviará equipes ao local nas próximas semanas para nova ação de limpeza.  

Ainda de acordo com a Prefeitura, a orientação é que as pessoas não despejem materiais em galerias ou canais, uma vez que a municipalidade realiza coleta de lixo domiciliar e coleta seletiva.  

Para quem precisa descartar móveis e eletrodomésticos velhos, basta ligar nos telefones (13) 3464-7158 ou 3462-9740 (bairros da Área Insular) ou (13) 3566-6546 (para moradores da Área Continental) e agendar a retirada do material. Quem também reformou a casa e tem um resto de entulho, o chamado resíduo da construção civil (RCC), também pode descartar corretamente este entulho, desde que não ultrapassem cinco sacos (1 metro cúbico de material). 

 

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos