ONLINE 

Por Lucas Leite

Ronaldo César Elias, também conhecido no meio da moda como Ronaldo Rotschelli, tem 58 anos e é um dos destaques da moda na Baixada Santista.

Vitrinista há mais de 40 anos, Ronaldo alterna seu tempo entre os trabalhos com o vitrinismo, a agência de modelos Fox de Eventos e Modelos e as aulas que dá no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Ele também é responsável pela produção do Concurso Garota e Garoto Mais Santos.

Em rápido bate-papo com a equipe da Revista Mais Santos, ele revelou que não tem nada que não goste de trabalhar na sua área e contou um pouco sobre sua trajetória no mundo da moda.

Confira abaixo a entrevista completa:

Quando foi que você decidiu entrar no mundo da moda?

Minha carreira com moda começou pela carreira no vitrinismo. Como vitrinista em Santos há 40 anos, lidar com moda é constante por conta de termos que retratar nas vitrines o cotidiano das vestimentas para venda ao consumidor. Com o tempo de trabalho e com as vitrines, o Shopping Parque Balneário me indicou para a cadeira de professor de Produção de Moda para a Universidade Unimonte que naquele momento estava trazendo de São Paulo, da Faculdade Anhembi Morumbi, o Curso Superior de Design de Moda para Santos, onde trabalhei durante dez anos como professor, executando muitos eventos de moda na cidade em Shoppings e TVs regionais.

Você é graduado e pós-graduado em diversos cursos, de que forma cada um deles te ajuda no dia-a-dia?

Sou pós graduado em Design de Moda e Marketing Estratégico.

Como você concilia o seu tempo entre a agência e as aulas?

Concílio minha vida profissional hoje em dia com um sócio, o Weslley Veloso, e divido meu tempo entre a Agência Fox de Eventos e Modelos e minha empresa de vitrinismo, a Vitrine Espaço, as duas legalizadas em Santos e com as aulas que dou para o Governo de Estado de São Paulo pelo Centro de Educação Paula Souza, o qual sou contratado para ministrar aulas de Vitrinismo e Design de Moda.

Como surgiu a oportunidade de lecionar?

A oportunidade de lecionar surgiu com a indicação do Shopping Parque Balneário para a Unimonte, pois precisavam de um professor de Oficina de Produção e Produção de Moda.

Quais são os principais desafios do mercado?

Vivemos em constantes desafios nessa profissão, pois as mudanças são muito rápidas e todos os profissionais que trabalham com moda e visual estão sempre com a criatividade afiada para essas mudanças. O mercado exige que os profissionais da área estejam bem informados e saibam cada detalhe dessas mudanças e de novidades que o mercado cria.

O que você mais gosta nesta área?

Gosto de trabalhar nessas áreas de Moda e Vitrinismo por conta de estar sempre em lugares diferentes e com pessoas diferentes, fazendo da profissão uma carreira sem stress. Considero meu trabalho um lazer por conta de trabalhar com a beleza e o belo.

Tem algo que você não goste nesta área?

Não tem nada nesta área que eu não goste, todos os dias estão cheios de novidades e sempre cheio de mudanças. Aprendemos todos os dias com os desafios e com a pessoas.

Como você enxerga o mercado na Baixada Santista?

O mercado na Baixada Santista cresceu muito e todos os dias chegam novidades na cidade fazendo Santos um lugar competitivo e com constantes mudanças.

É possível saber se uma pessoa nasceu pra ser modelo?

Todas as pessoas tem dons e saberes e algumas delas se destacam pelo seu comportamento e postura social, fazendo com que se destaquem por suas ideias e formas de se vestir e algumas por sua beleza estética, o que indica claramente quais profissões poderiam ter ou exercer.

saiba antes via instagram @revistamaissantos