COTIDIANOCULTURA 

O 4º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos acontece de 26 de junho a 3 de julho gratuitamente em diversos espaços da cidade.

Neste ano, o tema do festival é “Deixe a Arte Entrar”, em alusão à música “Let The Sunshine In”, do musical “Hair”, cuja adaptação para o cinema completa 40 anos em 2019, com o intuito de levar as pessoas a refletirem sobre a importância da arte em sua vidas, além de fomentar a formação de público para a cultura e também a capacitação profissional.

Por isso, o Santos Film Fest preparou uma programação especial de oficinas formativas, palestras e bate-papos de alta qualidade, com profissionais experientes e respeitados do ramo. São todas gratuitas e com vagas limitadas. As inscrições estão abertas. Abaixo, detalhes sobre os profissionais envolvidos, dias, horários e os links de cadastro. Lembrando: o simples cadastro não garante a participação. A equipe do festival enviará email de confirmação da inscrição.

QUINTA-FEIRA, 27 DE JUNHO

15h30 às 17h30, na sala 1 do Sesc Santos

– Bate-papo “A Arte da Atuação”, com os atores Ondina Clais e Lucian o Quirino

– Quando pensamos em cinema, frequentes são as discussões sobre a importância da direção, roteiro ou produção e mais frequente ainda são as possíveis trocas de experiências. Entretanto o ator tem papel central no sucesso de uma produção audiovisual e poucas são as oportunidades dadas para bate-papos diretamente com atores sobre a experiências de atuação no cinema. Com experiência em papéis de destaque no cinema, na televisão e no teatro, os experientes atores darão um panorama do mercado de atuação no Brasil.

100 vagas.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehOH-y8L4YUUoUY9p9uR_HSfIc33Geo3QR8iSPT8OqYb40Mw/viewform

SÁBADO, 29 DE JUNHO

9h às 12h, na Open House Idiomas

– Oficina “Desenvolvimento de projetos e marketing cultural”, com a Selo Criativo

– Estar conectado a um mundo que exige cada vez mais da nossa participação, especialmente como cidadãos ativos e sensíveis ao que acontece ao nosso entorno, é uma necessidade coletiva! A oficina tem o objetivo de conectar ideias e propósitos que poderão resultar em projetos relevantes à sociedade. A prática envolverá o uso de metodologias criativas, mapas mentais e dinâmicas entre os participantes.

ATENÇÃO:  O conteúdo da oficina é dividido em dois dias e segue no DOMINGO, 30 DE JUNHO, no mesmo horário e no mesmo local, das 9h às 12h na Open House Idiomas

20 vagas

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepdX0w8NxiTe43dsgfqA-QiaKkOdq3jgSOOESTUvp82WWpTw/viewform

SÁBADO, 29 DE JUNHO

14h às 17h, na Open House Idiomas

– Oficina de “Roteiro e Storytelling”, com Bruna Berthond

– Criação de roteiro e storytelling, através de técnicas para deixar as histórias mais marcantes e como trabalha-las dentro de um prazo curto. A oficina é dividida em dois momentos, a primeira parte da aula é teórica, passando por arquétipos, modelos narrativos e formatos, a segunda parte é prática dividindo os participantes em grupos para criar uma história e por fim, discussão das histórias criadas no exercício.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSRN5Uj66YAdEng3zgvG6GoMs1fSZ3onPplFpURy8LIJq-Xg/viewform

SÁBADO, 29 DE JUNHO

16h, no Cine Roxy 4

“Santistas do Mundo – Bate-papo com o cineasta Rodrigo Bernardo”

– Cineasta santista com destaque nacional, Rodrigo Bernardo tem no currículo a série “(Des)encontros”, o longa-metragem “Talvez Uma História de Amor”, com Mateus Solano, e prepara o filme do Jaspion, a cinebiografia do Charlie Brown Jr., e um projeto no exterior. Neste encontro, ele abordará sua trajetória profissional e o mercado audiovisual brasileiro.

20 vagas.

Link de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaXYiN_3F_aAfyM9EwbnLy_yQmorV0DDQ9jOGwSfLiAJncBA/viewform

DOMINGO, 30 DE JUNHO

14h, no Museu da Imagem e do Som de Santos

– Bate-papo “Audiovisual e Economia Criativa: diálogos possíveis”, com Malu Andrade.

A diretora-executiva da SP Cine, Malu Andrade, leva ao público um panorama da SP Cine e aborda o fomento ao audiovisual em São Paulo, dificuldades perspectivas e a relação com a economia criativa.

50 vagas.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdz0RD64i530sg_mZ3AwAhmEerIjNWsSQke4AvyMxec4PgMcA/viewform

DOMINGO, 30 DE JUNHO

15h30, no MISS

– Palestra “A Dimensão Micropolítica no Documentário Contemporâneo”,  com o Professor Doutor Jamer Guterres de Mello

– Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), desenvolve pesquisa sobre as dimensões micropolíticas no documentário contemporâneo.

50 vagas.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnoMVlzinStzLApyHbhmYqiGxBoZ1tzmRteadG29gsupwTmQ/viewform

DOMINGO, 30 DE JUNHO

15h30 às 18h30, na sala 1 do Sesc Santos

– Oficina “Produção e Direção de filmes independentes”, com o cineasta Elder Fraga

– Com os cortes realizados pela ANCINE a produção audiovisual brasileira entrará em risco nos próximos anos. Com a diminuição dos recursos públicos como fonte para a realização cinematográfica, será cada vez mais necessários aos realizados em geral produzir suas obras de forma independente. O Cineasta, produtor e diretor Elder Fraga possui amplo currículo de realizações neste sentido, inclusive com indicações premiações em festivais Brasil afora. Por isso faz-se necessário promover um diálogo e reflexão deste cenário. Elder abordará a produção e direção de filmes independentes, bem como os caminhos para leva-los ao público.

100 vagas.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScxKemCNOI-E3SHpTaZOMVjzfwojYyz96WnfYT7mw_N91fDOA/viewform

SEGUNDA, 1º DE JULHO

9h30 às 11h30, na Open House Idiomas

– Palestra “Introdução à crítica de cinema e panorama do segmento no Brasil”, com André Azenha

– Crítico de cinema com 15 anos de atuação, membro da Abraccine, autor do livro “Histórias: Batman e Superman no Cinema”, André Azenha abordará como é o trabalho de um crítico e abordará o segmento no país.

15 vagas.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOBGGh9GJtn9YJOYylT1bKiDUoCHQ1rAVwzCU8gDiBg_9z9g/viewform

SEGUNDA, 1º DE JULHO

Haverá Palestra com o Professor Doutor Rogério Ferraraz. Detalhes em breve. No MISS.

Obs: Acontecerá “curso de desenho de personagens de filmes infantis”, com o quadrinista Denis Dym Freitas e equipe, nos dias 29 e 30 de junho (sábado e domingo), sempre das 16h às 19h, no Cantinho da Leitura do festival, no Shopping Pátio Iporanga. Para essa atividade não é preciso inscrição, pois o o público é rotativo.

Mais palestras ainda serão confirmadas.

Endereços:

– Cine Roxy 4 – Av. Ana Costa, 465, primeiro piso do Shopping Pátio Iporanga

– Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Pinheiro Machado, 48, térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, Vila Mathias

– Open House Idiomas – Rua Clay Presgrave do Amaral, 15, Gonzaga.

– Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida

O 4º Santos Film fest é realizado por CineZen Cultural. Tem Co-realização da Prefeitura do Santos e parceria do Cine Roxy. Possui apoios institucionais de Paris Filmes, Ibis Valongo, Shopping Pátio Iporanga, Sesc Santos, Shake Burger, Orvalho Filmes e Universidade Católica de Santos. E conta com apoio de Maurício de Sousa Produções, Open House Idiomas, Vitrine Filmes, Videocamp, Beduíno, Cinemateca de Santos, Babbo Américo, Lorient, Mosh Escola de Arte, Festa Encantada, Padaria Nova Princesa, Vídeo Paradiso, Superamigos, Bomfim, Associação dos Artistas, Selo Criativo, Institut Français, Cinemateca Francesa, Ambassade de France e Consulado Sueco. A direção é de André Azenha e Paula Azenha.

Outras informações: www.santosfilmfest.com, www.facebook.com/santosfilmfest.

saiba antes via instagram @revistamaissantos