4.4 // GASTRONOMIASANTOS

Agenda do Museu do Café em outubro conta com novos cursos

Além das tradicionais aulas de barismo realizadas mensalmente pela instituição, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, oferecerá, em outubro, duas opções especiais de cursos para quem deseja complementar a formação ou aprender receitas de harmonizações para praticar em casa. Ambos os projetos acontecerão na mesma semana: nos dias 20 e 21, o curso focará no processo de torra do grão e, na quinta-feira (25), o workshop terá como pauta “Café e Qualidade de Vida”.

No Curso de Torra, os participantes poderão compreender, em um nível básico, as principais técnicas que proporcionam um produto inicial com as propriedades adequadas — etapa que, por sua vez, garante um resultado especializado na xícara. Os tópicos abordados incluem um breve histórico da torrefação, variáveis qualitativas e quantitativas do procedimento e as possíveis reações físico-químicas do grão.

As aulas acontecerão das 9h30 às 16h, no Centro de Preparação de Café (CPC), e serão ministradas pelo barista Leonardo Jun Kuwahata, profissional que trabalha, também, como agricultor, coffee hunting e instrutor de cafeicultura e torrefação artesanal de cafés brasileiros. O valor integral do curso é R$ 750,00 e a inscrição poder ser feita pelo site museudocafe.org.br.

Já no dia 25, o workshop ensinará aos interessados a preparação de receitas leves, que harmonizam com o café. Dentre as combinações idealizadas para a ação, estão o conjunto de cappuccino e bolo de maçã, nozes e passas, e a junção de um drink à base de café com Quiche Lorraine. A aula é gratuita, resultado de uma parceria do Museu do Café com o campus universitário São Judas Unimonte, e será realizada no Centro de Preparação de Café do Museu, às 14h.

Para realizar a inscrição para o workshop “Café e Qualidade de Vida”, basta reservar uma vaga por meio do e-mail cpc@museudocafe.org.br.

 

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @revistamaissantos