SANTOS 

Por Alexandre Piqui

O anúncio foi feito na quarta-feira (11) em uma reunião aos professores e mais tarde aos responsáveis dos estudantes. O que antes era boato se confirmou. Depois de 115 anos, o Colégio Coração de Maria, que fica na Ponta da Praia em Santos, fechará as portas em dezembro.

O MAIS SANTOS entrou em contato com a instituição. Uma das irmãs conversou com a reportagem pedindo para não ter o nome divulgado. Ela disse que a razão do fechamento é a dificuldade financeira. “Nós temos toda a parte de filantropia, muitas bolsas, temos a questão da inadimplência do colégio”, diz.

Atualmente são 172 estudantes matriculados, sendo 51 deles bolsistas. A religiosa explica que a unidade só não está endividada pelo fato da mantenedora vir ao longo do tempo arcando com as despesas. “A unidade por si só não cobre os custos”, completa.

A decisão é irreversível, a própria religiosa lamenta o fim do colégio. “É triste, porque a gente sabe o serviço que presta para a população de Santos. A quantidade de pessoas que nós formamos e também as que formamos de forma gratuita”.

Em dezembro, 41 funcionários serão demitidos. A escola esclarece que todas as garantias sociais vão ser pagas. As irmãs, por serem religiosas, se dedicam ao trabalho sem remuneração.

Fernanda Salazar foi professora do colégio por sete anos. Ela se desligou da escola dias antes da notícia e lembra com carinho do período em que esteve lá.

“É uma escola que vai além do pedagógico. É uma escola que tem um diferencial, uma mística. Eu sempre disse que o diferencial da nossa escola não se conhecia numa visita. Pois não era vista aos olhos, ela era sentida. E é uma pena ter acabado. Eu como profissional cresci muito com todas as turmas que eu tive, com todas as inclusões, com todos os pais. Eu só tenho a agradecer”, relata.

A contadora de histórias e auxiliar de biblioteca Márcia Regina Tavares da Silva, se emociona ao falar do Coração de Maria. “Foi aqui que encontrei uma hospitalidade, um acolhimento, uma paz que nunca havia experimentado em nenhum outro lugar. Os professores e os funcionários são prestativos, as crianças são felizes e as irmãs são os pilares de toda essa sintonia”, conta.

Fundado em 1° de setembro de 1904, o Coração de Maria iniciou as atividades através da Madre Maria Ignez Negrini e de um grupo de irmãs que vieram a Santos com a missão de educar. Por 60 anos funcionou em um prédio no bairro Vila Nova, depois se mudou para o atual endereço na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, na Ponta da Praia.

saiba antes via instagram @revistamaissantos