SANTOS

Caminhada do Outubro Rosa neste domingo terá escolas de samba e trio elétrico

A manhã deste domingo (21) promete ser de muita alegria na Ponta da Praia. A 9ª Caminhada e a 4ª Remada do Outubro Rosa serão acompanhadas pelas baterias das escolas de samba X9 e União Imperial, além de um trio elétrico.

A concentração está marcada para 9h em frente ao Aquário (Ponta da Praia). O evento, aberto a qualquer interessado, é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Neo Mama e tem o objetivo de reforçar a conscientização da população sobre da importância da detecção precoce do câncer de mama.

Foto: Francisco Arrais

No ano passado, mais de 2,5 mil pessoas participaram da caminhada, que está prevista para iniciar às 10 horas e cujo percurso é realizado na avenida da praia (sentido Guarujá) até o canal 7 (Avenida General San Martin) com retorno ao Aquário Municipal.

Em Santos, 88 mortes ocorreram em 2017 tendo o câncer de mama como causa. Em 2016, haviam sido 81. Neste ano, até setembro, 62 pessoas morreram vítimas da doença.

Mamografia

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde intensifica os pedidos de mamografia nas 31 policlínicas: não será necessário passar pela consulta médica; a paciente com idade entre 50 e 69 anos terá a solicitação feita pela equipe de enfermagem, que também será responsável pelo agendamento do exame. Além da mamografia, também será ampliada a quantidade de coletas de Papanicolau, exame que auxilia na identificação do câncer de colo de útero (o 3º mais incidente nelas, segundo o Inca).

A faixa etária em que o oferecimento da mamografia será intensificado é o de maior incidência da doença em Santos, além de ser definida como prioritária pelo Ministério da Saúde para programas organizados de rastreamento populacional para o exame de mamografia.  As mulheres com mais de 40 anos que tenham interesse em solicitar a mamografia sem a necessidade de consulta médica passarão por triagem, sendo priorizadas as que nunca realizaram o exame, que estejam com suspeita da doença e as que têm histórico familiar.

saiba antes via instagram @revistamaissantos