COTIDIANOSANTOS

Casa Dia oferece 9 vagas para idosos em situação de vulnerabilidade social

A Casa Dia Mãezinha Joana está com nove vagas para idosos em situação de vulnerabilidade social. São oito matrículas para homens e uma para mulher. O trabalho realizado na unidade da prefeitura de Santos visa prevenir a violação de direitos, como abandono, violência física e psicológica.

Os interessados devem ir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Avenida Conselheiro Nébias, 452, na Encruzilhada), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Técnicos do setor fazem entrevista e o encaminhamento à Casa Dia Mãezinha Joana, quando necessário.

A Casa Dia fica na Rua Evaristo da Veiga, 207, Campo Grande, em Santos, e tem capacidade para 28 pessoas, sendo 16 mulheres e 12 homens. Funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. No local, os assistidos fazem cinco refeições e participam de atividades internas e externas. Ao final da tarde retornam para o convívio familiar.

Periodicamente são realizados encontros com os familiares dos atendidos para a equipe técnica informar sobre as atividades desenvolvidas. O objetivo é ampliar as relações sociais, evitar o isolamento e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Convivência – A instituição  funciona como um espaço de convivência e atenção psicossocial a idosos independentes e semidependentes fisicamente, a partir de 60 anos e com renda até dois salários mínimos.Eles passam o dia no local, recebem todas as refeições, participam de festas, passeios e excursões, e desenvolvem atividades sociorecreativas e lúdicas em oficinas de artesanato, tricô e crochê, entre outras. Há também instalações adaptadas para descanso.

Todos recebem cuidados e orientação de assistentes e operadores sociais, psicólogos e voluntários. No final da tarde, retornam a suas casas. O atendimento é gratuito. A casa-dia funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

saiba antes via instagram @revistamaissantos