1.4 // SAÚDESANTOS

Cerca de 900 pessoas são vacinadas contra a febre amarela no posto volante em Santos

Um total de 898 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela nesta quinta (15) no posto volante montado pela Prefeitura de Santos na Praça Mauá (Centro). O atendimento será retomado no mesmo local nesta sexta (16), das 11h às 14h, e também haverá vacinação em 22 policlínicas da Cidade, das 9h às 16h.

A técnica de Contabilidade Nilza Higa, 53 anos, trabalha no Valongo e aproveitou o posto montado no Centro Histórico para se proteger, pois ela não tinha certeza se já havia se vacinado anteriormente. “O posto facilita para quem trabalha e o atendimento foi bem rápido”.

O casal de servidores públicos Eraldo Martins Fontes, 56, e Maria das Graças, 60, que trabalha na Região Central também se imunizou no posto durante o horário de almoço. “Agora estamos mais tranquilos. Em abril, vamos viajar para Minas Gerais e estaremos protegidos”, disse Maria.

Dia D

A campanha preventiva de vacinação contra a febre amarela, em andamento em Santos e em outras 53 cidades paulistas, termina neste sábado (17), quando está previsto o segundo Dia D da campanha. As mesmas 22 unidades da campanha irão funcionar das 8h às 17h exclusivamente para a imunização. Também será montado posto volante na Praça das Bandeiras (Gonzaga) no mesmo horário. Mais de 400 profissionais de saúde irão atuar com apoio de estudantes e professores de instituições de ensino conveniadas.

Para se vacinar é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças), sendo recomendado levar o Cartão SUS. Quem já tomou a vacina uma vez não precisa tomar novamente, porque ela é válida por toda a vida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As pessoas com mais de 60 anos também precisam levar autorização médica por escrito. Já crianças com menos de 9 meses, pessoas com doenças que baixam a imunidade (como lúpus e câncer), grávidas, mulheres que amamentam bebês de até seis meses e alérgicos a gelatina e ovo têm contraindicação para a vacina.

Confira os postos fixos:

Orla

Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728

Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607

Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Gonzaga – Rua Assis Correia, 17

José Menino / Pompeia – Avenida Floriano Peixoto, 201

Ponta da Praia – Praça 1º de Maio s/nº

Centro/Área Continental

Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 514 – Encruzilhada

Vila Mathias– Rua Xavier Pinheiro, 284 – Encruzilhada

Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº

Caruara – Rua Andrade Soares s/nº
Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40 – Vila Mathias

Zona Noroeste

Alemoa e Chico de Paula– Praça Guilherme Délius s/nº – Alemoa
Bom Retiro– Rua João Fracarolli s/nº
Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº

São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº – São Manoel

São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351 – São Jorge

Castelo– Rua Francisco de Barros Melo, 184

Morros

Marapé – Rua São Judas Tadeu, 115
Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
São Bento – Rua das Pedras s/nº
Valongo – Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº – Saboó
Morro do José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

saiba antes via instagram @revistamaissantos