1.0 // SANTOS3.0 // CULTURA

Cine Arte exibe filme que conta a história da literatura santista

A literatura ganha destaque na tela do cinema com o curta-metragem Pescadores de Palavras. Dirigido por Madeleine Alves, o documentário, que registra as últimas quatro décadas dos trabalhos e movimentos dos autores e poetas santistas, tem estreia domingo (12), no Cine Arte Posto 4 (orla do Gonzaga, próximo ao canal 3). A produção terá duas exibições, com início a partir das 17h. A entrada é gratuita.

Idealizado há cinco anos, o filme foi contemplado pelo 6º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Munícipio de Santos e subsidiado com verba do Fundo Municipal de Assistência à Cultura (Facult), da Secretaria de Cultura (Secult).

A equipe se ateve à minuciosa produção, com a realização de pré-entrevistas, pesquisa dos perfis dos personagens envolvidos, catalogação de arquivos de fotos e consultas a publicações e matérias de jornais.

Separado em três atos, Pescadores de Palavras traz as histórias do Grupo Picaré, de 1979 a 1982, do qual fizeram parte muitos artistas e expoentes da região; da Revista Mirante, publicação literária impressa há 36 anos, editada pelo poeta Valdir Alvarenga, e da Editora Artesanal Costelas Felinas, criada pela poetisa Cláudia Brino, que há 20 anos publica livros em tiragens feitas pela própria Cláudia e Vieira Vivo.

O lançamento também traz exposição do Varal de Poesia Picaré, mostra das publicações da Editora Costelas Felinas, apresentação musical do grupo Pau a Pique, com improviso performático da Companhia de Dança Jam Jam Jam Jam, e performance de dança de Thais Caniati, além de intervenções cênicas.

 

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @revistamaissantos