1.0 // SANTOS1.6 // EDUCAÇÃO

Cursos para iniciativa de Educação Ambiental está com inscrições abertas em toda a Baixada Santista

Até o dia 23 de fevereiro, jovens de toda a Baixada Santista poderão se inscrever para a seleção do Coletivo Jovem Albatroz, iniciativa de Educação Ambiental que visa a formação de lideranças da conservação marinha do Projeto Albatroz – patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

No total, há 15 vagas abertas para integrar as atividades, visitas e oficinas do grupo além de participar do curso ‘Educação Ambiental e a transição educadora ambientalista em ambientes costeiros e marinhos’.

 De acordo com o  responsável pelo coletivo, Rafael Monteiro, o curso quebra o paradigma de educação com aulas expositivas, aliando diversas vivências, teoria e prática. “É uma oportunidade para os jovens de toda a região participarem de um processo de formação de lideranças que vão atuar por meio da Educação Ambiental visando a transformação socioambiental”.

Os encontros do coletivo serão semanais, entre os meses de março e junho, às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h30.

Pré-requisitos

Para participar da seleção, é necessário ter entre 18 e 29 anos e morar em uma das nove cidades da Baixada Santista. Não é preciso estar matriculado no ensino superior para se inscrever. O coletivo acredita que todos podem contribuir com seus conhecimentos específicos e experiências para a conservação do meio ambiente marinho e costeiro.

Os interessados devem enviar uma carta de interesse, comprovante de residência, número de telefone e uma apresentação pessoal livre – por meio de fotos, vídeo ou outros formatos – para o e-mail rafaelmonteiro@projetoalbatroz.org.br até às 20h do dia 23 de fevereiro. O assunto do e-mail deve ser “PROPOSTA EDITAL 2018 – COLETIVO JOVEM ALBATROZ”.

Segundo Monteiro, serão bem-vindas nos materiais de apresentação informações que relacionem o candidato com atividades de Educação Ambiental, Conservação Marinha, Protagonismo Juvenil e/ou Educomunicação.

Seleção

As inscrições recebidas serão analisadas pelos responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz e, a partir de 1º de março, os jovens selecionados serão contatados por e-mail e telefone para que compareçam à atividade inaugural do curso.

O primeiro encontro do Coletivo Jovem Albatroz acontecerá no dia 6 de março, das 9h30 as 12h30, no laboratório Dínamo, no bloco B12 da Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos).

Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. O Projeto é mantido pelo Instituto Albatroz – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores e às escolas.

O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).

saiba antes via instagram @revistamaissantos