1.4 // SAÚDESANTOS 

O Hospital Vitória (Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 193, Vila Belmiro) seguirá fechado por tempo indeterminado para reforma. A decisão de interromper o atendimento foi ratificada após a vistoria técnica realizada na manhã desta quarta-feira (28) pela Defesa Civil, acompanhada de representante da Seção de Inspeção de Estruturas, da pasta de Infraestrutura e Edificações, e de engenheiros contratados pelo hospital.  O proprietário será notificado pela Prefeitura para fazer os reparos necessários e o equipamento não funcionará até ser liberado após as reformas.

Segundo o coordenador de riscos da Defesa Civil, José Carlos Turziani, houve uma ruptura da viga no bloco dos fundos do edifício, mas que está segura pela armadura de aço e não corre risco de colapso, apesar de outros andares terem sido afetados. De acordo com o órgão, esse pilar atingido não é coluna de sustentação do prédio.

“Com o rompimento, a viga entortou um pouco e movimentou os andares superiores, com aparecimento de fissuras e rachaduras, mas somente na alvenaria”. Ainda segundo Turziani, provavelmente houve falha em algum momento da execução da obra que precisará ser investigada.

Conforme Marcelo Gomes, da Seção de Inspeção de Estruturas, da Siedi, não se trata de emergência ou de risco iminente. “A estrutura está preservada e descartamos abalo de solo, recalque, influência de obras vizinhas, que são os fatores mais comuns”.

Na terça-feira (27), o imóvel precisou ser evacuado às pressas, por apresentar ruptura em uma das vigas do segundo andar, que causou rachaduras e fissuras na alvenaria dos 7º e 8º andares. Parte dos pacientes recebeu alta e outros foram transferidos para o Hospital Ana Costa, que pertence ao mesmo grupo do Vitória.

saiba antes via instagram @revistamaissantos