1.0 // SANTOS1.1 // COTIDIANO

Dia de Portugal agita o domingo no Centro Histórico

A estreia da seleção portuguesa na Copa do Mundo 2018 será na próxima sexta-feira (15), fazendo o clássico ibérico diante da esquadra espanhola, no estádio Fisht, na Rússia. Mas quem deu uma passada no Largo Marquês de Monte Alegre (Valongo) na manhã deste domingo (10) e acompanhou as comemorações do Dia de Portugal já pôde sentir um pouco do clima do Mundial.

Para onde os olhos alcançassem havia pessoas vestidas com a camisa da seleção de Portugal e da querida Portuguesa Santista, que recentemente conquistou o acesso à série A2 do futebol paulista. Até por conta disso, a barraca com produtos da Briosa era uma das procuradas da festa. “O item mais vendido é a camisa retrô, que tem um tecido mais grosso do que o normal, ideal para os dias frios”, explicou Maria de Lourdes de Abreu Iannelli, que vendia também cachecóis e bolas com a marca do clube.

Perto dali, na Estação do Valongo, os expositores da Feira Centro com Arte também aproveitavam o movimento trazido pelo evento da colônia portuguesa. Vendendo bolsa e acessórios feitos de patchwork, Maria Alice Bento Carvalho comemorava com a irmã as boas vendas. “Tomara que venha mais eventos para cá. É muito bonito ver tanta gente reunida”.

Além de movimentar a economia local, a nona edição do Dia de Portugal trouxe durante todo o dia as cores, sons e sabores lusitanos, com apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos. Para matar a fome, os amantes da culinária portuguesa se deliciaram com os tradicionais bolinhos de bacalhau, pastéis de Belém e de Santa Clara. Outra boa opção foi o Estação Bistrô restaurante-escola, que abriu suas portas especialmente para festa, servindo um almoço típico português

O Dia de Portugal foi uma realização da Escola Portuguesa, com apoio da Prefeitura, Escritório Consular de Portugal e do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Confira abaixo um breve vídeo feito pela nossa equipe diretamente das comemorações do Dia de Portugal:

saiba antes via instagram @revistamaissantos