1.3 // TRÂNSITOREGIÃO 

Em entrevista coletiva, o Governador de São Paulo João Doria anunciou Santos como um das cidades no radar no Estado para receber o projeto do Trem Intercidades (TIC).

“Nós já anunciamos isso: programa que vai atingir rodovias, ferrovias, a hidrovia Tietê-Paraná, o Porto de São Sebastião… Os primeiros passos serão neste segundo semestre de 2019, ligando as regiões metropolitanas de Santos-São Paulo-Vale do Paraíba e Santos-São Paulo-Campinas, até Americana”, afirmou o governador.

João Doria ainda comentou a autorização do Governo Federal para a implantação do serviço de passageiros, uma vez que o leito ferroviário é de domínio da União.

Fases

Segundo o Governo, o serviço deverá ser implantado em etapas: primeiramente entre São Paulo e Campinas, que incluirá concessão da Linha 7-Rubi da CPTM. O trecho tem orçamento de R$ 5 bilhões e a licitação deve ser lançada em 2020.

Em outro momento, o modal deve conectar as regiões de Campinas e Americana. Assim como outro braço entre São Paulo e o Vale do Paraíba. E, por último, a conexão com Santos. As datas desta fase ainda não foram anunciadas.

saiba antes via instagram @revistamaissantos