PUBLICIDADE

Brasil / Cotidiano

Encaminhamentos pelo Centro Público de Santos crescem 94%

Foto: Divulgação

Desde julho, 4.383 pessoas foram encaminhadas pelo Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) de Santos a vagas nas áreas de serviços, construção civil e comércio. O número já representa um aumento de 94% em relação ao semestre anterior (2.258) e é quatro vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (1.091).

Para as contratações que resultaram no índice positivo, empresas instaladas em Santos contaram com o auxílio do CPET na disponibilização de um banco de dados com 45 mil cadastrados e na seleção realizada de acordo com perfil correspondente à função desejada. Em regra, para cada posto, o contratante recebe três encaminhamentos por vaga, para fins de processo seletivo.

Ligado à Secretaria de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio (Sapic), o órgão da Prefeitura também contribuiu com a qualificação de mão de obra para centenas de postos, por meio do Programa Formação de Talentos. No caso da empresa Neobpo (gestão de processos de negócios e soluções digitais), 635 pessoas já foram incorporadas após processo de capacitação. Outras 1.325 estão em treinamento atualmente.

Para o setor da construção civil, o CPET encaminhou 201 trabalhadores, sendo 127 para duas empreiteiras responsáveis por obras da Nova Entrada de Santos. Entre os postos preenchidos estão os de ajudante geral, pedreiro, armador, carpinteiro, motorista, operador de retroescavadeira, auxiliar de topografia, assistente administrativo e engenheiro civil.

Em setembro, uma rede de supermercados também recorreu ao cadastro de trabalhadores para uma nova unidade que demandou 110 empregos para as funções de operador de caixa, fiscal de caixa, fiscal de prevenção de perdas, auxiliar administrativo e repositor de estoque.

ESTRUTURA

Para o chefe do Departamento de Empreendedorismo e Emprego da Sapic, Ronaldo Ferreira, uma das razões pelas quais empresas optam por investimentos em Santos é a economia gerada no processo de seleção por conta da estrutura oferecida pelo CPET. “Disponibilizamos nosso banco de dados, fazemos o encaminhamento e, quando necessário, cedemos espaço para cursos de capacitação e integração a empresa. Temos quatro salas com televisor, retroprojetor, entre outros meios de apoio”.

LEGISLAÇÃO

Com o objetivo de favorecer a geração de empregos, em 2017, foi sancionada no Município a chamada Lei do Call Center (Complementar 692/2010), beneficiando empresas do setor de teleatendimento, com a ampliação do prazo para concessão de incentivos fiscais de cinco para dez anos, condicionada à comprovação de regularidade trabalhista.

CADASTRO

Para cadastro, o CPET fica na Rua Amador Bueno, 249, no Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Os documentos necessários são RG, CPF, PIS, carteira de trabalho e comprovante de residência.