SANTOS 

O final de semana promete ser agitado no Centro Histórico de Santos, com a realização do Encontro de Criadores, maior festival de criatividade do litoral paulista, que chega a sua 9ª edição com o tema: Calor do Futuro.

O evento será realizado em dois dias (sábado e domingo), a partir das 14 horas, nos Arcos do Valongo, com várias atividades que estimulam a criatividade e prometem agradar pessoas de todas as idades, como shows, feira de criatividade, exposição artística, line up gastronômico, espaço maker, área pet friendly e muito mais.

A entrada é gratuita, mas os organizadores sugerem que seja feita inscrição prévia no site do evento: encontrodecriadores.art

Para comemorar o quarto ano do projeto, esta edição será quatro vezes maior e quatro vezes mais criativa. O crescimento só foi possível graças ao importante reforço coordenado por dois profissionais com ampla experiência em produção cultural: o design Rafael Forte e a arquiteta e urbanista Marília Jordão, que se juntaram ao idealizador do Encontro de Criadores, Heitor Cabral. A estimativa dos organizadores é atrair cerca de 15 mil pessoas, nos dois dias de evento.

MÚSICA

O palco, onde acontecem os shows, é uma das mais importantes e pulsantes áreas dentro da plataforma, pois possibilita que artistas independentes apresentem seus trabalhos e interajam com um público em constante transformação. Ao todo, serão 13apresentações musicais, entre shows de cantores e bandas, intervenções artísticas e DJs, nos dois dias.

TROCANDO IDEIAS

O Trocando Ideias também está de volta nesta edição, como um espaço para troca de saberes e fazeres, com debates sobre temas importantes. No sábado, das 14h30 às 16h30, o tema será Design além do gráfico, que debaterá as múltiplas possibilidades do design e como ele pode ser muito mais que um orçamento na sua planilha. Os participantes serão: Leonardo Leite (Estudio Preô); Maristela Carvalho (São Judas Campus Unimonte); Flavia Dantas (arquiteta e designer de produto); Yanaina (designer de interiores) e Leandro Solovjovas (Nossa Mob Lab).

GASTRONOMIA

Democratizar o acesso à alta gastronomia é um dos intuitos do Encontro de Criadores. Pensando nisso, os organizadores do evento programaram uma grande novidade: o Line Up Gastronômico, que trará no menu novas experiências ao público, com pratos elaborados por dois grandes chefs da cidade: Maísa Campos, da CASA 147, e Edu Lascane, do ELO Gastronomia.

FEIRA CRIATIVA

Mais de 45 expositores divididos em diversos segmentos da economia criativa, como moda, design, decoração, acessórios, produtos naturais, entre outros irão expor na Feira Criativa. Todos os trabalhos passam por curadoria e tem foco no processo criativo na construção dos produtos e serviços.

FEIRA DE ARTES VISUAIS
Outra novidade este ano será a Feira de Artes Visuais, uma área dedicada aos artistas locais. No espaço, estarão expostos trabalhos autorais de cerca de 25 artistas de artes visuais, em vários segmentos artísticos: serigrafia, xilogravura, ilustração, fotografia, colagem, entre outros.

ESPAÇO MAKER

Pela primeira vez, o Encontro de Criadores também terá uma programação especialmente voltada para crianças e adolescentes. Trata-se do Espaço Maker, um ambiente preparado em parceria com a Magic Star, escola de criatividade e inovação. No local, pais e filhos poderão criar, experimentar e compartilhar soluções, mesmo sem conhecimento prévio, por meio de ferramentas digitais e tecnológicas, como a impressora 3D, o braço robótico e os óculos de realidade virtual.

ÁREA PET FRIENDLY
Também chega pela primeira vez ao evento a Área Pet Friendly, voltada para dar mais conforto e comodidade aos animais de estimação.

IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
Outra novidade é que o evento buscará este ano a utilização do plástico zero em suas atividades. Toda geração de resíduo antes, durante e depois do evento será feita buscando o menor impacto ao meio ambiente e o maior reaproveitamento de materiais possível. O material de identidade visual também será reaproveitado, por meio de parceria com o Instituto Procomum.

saiba antes via instagram @revistamaissantos