1.7 // ESPORTE 

É tetra! Mais uma vez a nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, foi destaque no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul. Debaixo de chuva, vento e mar agitado a atleta conquistou, pela quarta vez, o título de campeã da prova de 25km de maratona aquática disputada na madrugada desta sexta (horário de Brasília).
Ana manteve-se no pelotão principal com outras cinco atletas durante todo o percurso. No últimos metros ela acelerou o ritmo, deixou as adversárias para trás e venceu a prova com o tempo de 5h08m03s. A segunda posição ficou com a alemã Finnia Wunram, que chegou oito segundos atrás. A francesa Lara Grangeon levou o bronze.
Esta foi a segunda medalha de ouro da atleta nesta edição e a 11ª em Mundiais. Ana já havia vencido a prova de 5km na noite da última terça-feira (16). Na disputa dos 10km, realizada dia 13/7, ficou na quinta colocação e garantiu a vaga para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2020. A nadadora participou ainda da equipe de revezamento do Brasil que ficou em 4º lugar.
Histórico – Ana tem um histórico brilhante em Mundiais. Em 2011 – Shangai, na China, conquistou ouro nos 25km; em 2013 – em Barcelona, na Espanha, foi medalha de prata nos 10 km e bronze nos 5km; em 2015- Kazan, na Rússia, ganhou ouro nos 25km, bronze nos 10km e a prata no revezamento; em 2017 – Budapeste, na Hungria, foi ouro – 25km e bronze, nos10km e 5km. E em 2019 – Gwangju, Coreia do Sul obteve dois ouros, nas provas de 5km e 10km. Ela é a atual líder do ranking mundial.
Maratonas Aquáticas na Unisanta – A Unisanta é reconhecida como “o maior clube de maratonas aquáticas do mundo” por reunir atletas de grande destaque da natação. A tetracampeã mundial Ana Marcela Cunha e a medalhista de bronze nas Olimpíadas do Rio 2016, Poliana Okimoto são exemplos de atletas que estão ou já passaram pela Unisanta.
A história de Ana Marcela na instituição começou há 12 anos. “Com 13 anos de idade ela chegava a Santos com sua família para estudar no Colégio Santa Cecília e participar de um projeto que já estava se desenvolvendo para estruturar e massificar a Maratona Aquática no Brasil”,  afirma o Pró-Reitor Administrativo e presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, Marcelo Teixeira.
Um sonho da inesquecível campeã Renata Agondi e de educadores e esportistas que se esforçaram e testemunharam a Unisanta se tornar referência na modalidade, resultando na conquista da única medalha olímpica da natação brasileira com a ceciliana Poliana Okimoto no Rio de Janeiro”, “Ana Marcela é um exemplo de dedicação, garra, determinação, obstinação e elevará e engrandecerá ainda mais o nome do Santa Cecília em busca de novas marcas e recordes no esporte mundial”, completa Teixeira.

saiba antes via instagram @revistamaissantos