1.7 // ESPORTE

FIFA anuncia Copa do Mundo de 2026 com três sedes

A Copa do Mundo de 2026 entrará para a história em diversos sentidos. A competição terá, pela primeira vez, 48 equipes na disputa do título e, também pela primeira vez, três países como sede. A decisão pela escolha da sede tripla de Estados Unidos, México e Canadá foi anunciada nesta quarta-feira, durante o Congresso da FIFA, em Moscou.

A candidatura tripla de Estados Unidos, México e Canadá obteve 134 votos, contra 65 do Marrocos, que foi o voto do Brasil. É a quinta tentativa marroquina de ser sede de uma Copa do Mundo, e a quinta derrota.

A edição de 2026 do torneio mais importante do futebol será totalmente diferente das anteriores, com mais equipes, mais jogos, mais estádios, mais cidades-sede e mais países organizadores. Diferente do formato atual, com 32 equipes divididas em oito grupos de quatro cada, a edição de 2026 terá 48 equipes divididas em 16 grupos de três. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata, que terá uma fase a mais. Com o novo formato da Copa do Mundo, a FIFA terá que redesenhar, também, a forma de disputa das Eliminatórias.

A Copa do Mundo de 2026 será majoritariamente disputada no Estados Unidos. Dos 80 jogos do torneio, 60 serão disputados no país. As outras 20 serão igualmente divididas entre Canadá e México.

O Estados Unidos já foi sede de uma Copa do Mundo, em 1994, que terminou com o tetracampeonato do Brasil. O México será sede de uma Copa do Mundo pela terceira vez. O país já sediou o torneio em 1970, na conquista do tricampeonato do Brasil, e em 1986. O Canadá será sede da competição pela primeira vez.

saiba antes via instagram @revistamaissantos