COTIDIANOSANTOS

Este mês, oito personalidades receberão a medalha Quintino de Lacerda

Para homenagear pessoas e entidades que se destacaram por sua atuação em defesa dos direitos dos afrodescendentes, no próximo dia 17, a Prefeitura concede a medalha Quintino de Lacerda a oito personalidades. A solenidade ocorrerá na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, a partir das 19h.

Serão homenageados: o empresário Geraldo César Pierotti, a professora Eliane Souza Almeida, o advogado Fábio Rodrigues, a empresa Cine Roxy, as lojas Couraça e Rochedo, a Associação Amigos do Projeto Guri, o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social de Santos (Camps) e o Movimento Inter-Religioso pela Cidadania de Santos.

Segundo o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista Santos, a premiação é um importante reconhecimento para pessoas e empresas que, de alguma forma, lutam pela divulgação e inclusão dos afrodescendentes na sociedade. “Quintino foi o mais atuante agitador da abolição da escravatura do litoral paulista. Um símbolo de luta e resistência. Sua história é um grande exemplo para o Município”, afirmou Ivo.

História Lacerda foi o chefe do Quilombo do Jabaquara, primeiro líder político negro de Santos e o mais atuante fomentador da abolição no litoral paulista. O Quilombo do Jabaquara era considerado intransponível, defendido pelas encostas do morro do Jabaquara e com um único caminho de acesso permanentemente guardado por sentinelas de Quintino.

saiba antes via instagram @revistamaissantos