1.3 // TRÂNSITOSANTOS

Feriado prolongado deve atrair 280 mil turistas para Santos

Foto: Divulgação

O feriadão de seis dias, envolvendo as datas em homenagem à Proclamação da República (15) e da Consciência Negra (20), promete movimentar a Cidade. A previsão é de que, pelo menos, 280 mil turistas se dirijam a Santos, de acordo com a Ecovias.

A expectativa já se reflete nos hotéis como o Gonzaga Flat, com 100% das vagas já reservadas. Até o início da tarde desta terça (13), os hotéis Atlântico, Comfort, Ibis Budget e Novotel já acusavam 80% de reservas, enquanto o Atlântico Inn e Monte Serrat, 70%. Já o Atlântico Golden, Cosmopolitan e Radisson by Park inn indicavam mais de 60% e o Ibis Valongo, por volta de 50% de reservas. Esses índices deverão subir até quarta-feira (14), de acordo com previsão das gerências.

A média de ocupação em 13 hotéis (1.505 apartamentos) é de 79% para o período de quinta a domingo, de acordo com levantamentos da Seção de Pesquisa Turística da Setur (Secretaria de Turismo). Já entre domingo e terça, a média gira em torno de 56% de reservas. Os hotéis Parque Balneário, Sheraton, Carina Flat, Ibis Gonzaga e Mercure não divulgaram seus números.

ESTRADAS

A previsão da Ecovias, de 315 mil veículos em direção ao litoral, envolve o período entre a zero hora desta quarta (14) e se prolonga até as 24h de terça (20), durante o qual a concessionária realizará operações especiais aprovadas pela Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).

A Operação Descida (7 x 3) está programada para as 14h desta quarta, vigorando até 1h de quinta – ela retorna seis horas depois e prevalece até as 17h, já que nesse dia a concessionária espera maior volume de veículos em direção ao litoral.

Na sexta-feira (16), a Operação Descida está prevista para o período das 10h às 13h e, no sábado, se necessário, voltará a ser implementada das 9h às 13h. Nesse esquema especial, os veículos rumo ao litoral poderão utilizar as pistas Sul e Norte da Via Anchieta e ainda a pista Sul da Rodovia dos Imigrantes. Para subir a serra, fica liberada apenas a pista Norte da Rodovia dos Imigrantes.

RETORNO

A Operação Subida (8×2) terá início às 15h de domingo, prosseguindo até a 1h de segunda – ela retorna depois na terça, entre 11h e 23h. Nessa operação, apenas a pista Sul da Via Anchieta estará liberada para acesso ao litoral.

saiba antes via instagram @revistamaissantos