REGIÃOSANTOS

Um grupo de golfinhos foi avisto pelo Instituto Argonauta, próximos a Ilhabela, no litoral Norte. Os golfinhos Nariz-de-Garrafa, da espécie Tursiops truncatus foram vistos durantes as atividades do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), nesta segunda-feira (22).

O biólogo Manoel Albadejo foi o responsável pelo registro das imagens, que informou que esses golfinhos podem chegar a 3,9m de comprimento e pesar cerca de 500kg. Outra curiosidade é que os machos são um pouco maiores que as fêmeas.

De acordo com o Instituto, essa espécie é a mais capturada para estudos e treinada para espetáculos de acrobacias em cativeiros.

De acordo com o oceanógrafo e diretor presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo Neto, fez um alerta para que, quando esses animais marinhos forem encontrados, é ideal não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o animal pode se tornar agressivo por se sentir ameaçado, que tem como principal ponto de ameaça, a interação com os humanos.

Redes de pesca, choque com as embarcações de pesca e de recreio e a ingestão de lixo domésticos, como plásticos são alguns dos principais fatores que causam a morte e mutilação desses animais.

A orientação do Instituto é de que, se esses animais forem vistos, vivos, debilitados ou mortos, deve ligar para o número 0800 642 3341 ou whatsapp (12) 99705.6506.

saiba antes via instagram @revistamaissantos