1.6 // EDUCAÇÃOSANTOS

Inscrições abertas para estudantes participarem do projeto Aluno Ouvidor

A Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), em parceria com a Secretaria de Educação, está com as inscrições abertas para estudantes interessados em participar do projeto Aluno Ouvidor 2018. A divulgação da iniciativa começou na última terça-feira (20) e segue até 5 de março nas 18 escolas participantes do projeto, onde os alunos devem se inscrever. Na segunda etapa, entre os dias 5 e 16 de março, ocorrerão as votações e apurações em cada unidade.  

A principal novidade neste ano é a mediação nas escolas, envolvendo representantes da Ouvidoria e secretarias municipais, além dos integrantes das unidades escolares. “Serão 36 mediações no ano. A iniciativa possibilitará um diálogo franco e transparente entre alunos, professores, funcionários e comunidade, na solução dos problemas no ambiente escolar”, disse o ouvidor Rivaldo Santos.

O projeto Aluno Ouvidor elegerá 18 estudantes de ensino fundamental que representarão o órgão municipal dentro da escola e 18 que responderão como ouvidores adjuntos, totalizando 36 estudantes. Eles serão capacitados pela equipe da Ouvidoria para conhecer o funcionamento do órgão, a fim de ajudar na resolução de conflitos nas unidades. Neste ano, duas novas unidades de ensino farão parte do projeto: a Pedro Crescenti (Rádio Clube) e Leonardo Nunes (Castelo).   

BOAS PRÁTICAS

O Aluno Ouvidor foi lançado em 2016 e está entre as três primeiras colocadas entre 71 práticas de ouvidorias públicas do País no ‘1º Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias’, do Governo Federal. A experiência tem como objetivo compartilhar e disseminar a participação, o controle social e a melhoria da gestão pública. O resultado final ocorre no primeiro trimestre deste ano. 

FACILIDADE
O aumento da quantidade de registros e sua resolução nos últimos dois anos se devem às medidas que facilitaram o acesso da sociedade ao encaminhamento de demandas pela Ouvidoria Municipal. Projetos como a Ouvidoria de Bairro, Ouvidoria Presente, pesquisas de satisfação junto a setores do comércio e o Aluno Ouvidor foram fundamentais para disseminar a prática da cidadania.
 

Cronograma inicial do Projeto Aluno Ouvidor em 201 

Divulgação do Projeto nas Escolas e inscrição dos alunos interessados – 20 de fevereiro a 5 de março

Votação e apuração – 5 a 16 de março.

saiba antes via instagram @revistamaissantos