1.7 // ESPORTE2.7 // ESPORTE

Jogos Regionais do Idoso qualificam para Estadual

Sede da 22ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que acontece até domingo (11), São Vicente é a anfitriã de 2,6 mil atletas de 19 cidades. Todos de olho em um só objetivo: a qualificação para os Jogos Abertos do Idoso, evento esportivo que será realizado de 24 a 29 de março em Praia Grande, reunindo os melhores colocados das disputas regionais realizadas desde janeiro.

Para exemplificar, São Vicente, Osasco e São Bernardo do Campo já garantiram vaga nos Abertos na modalidade Coreografia, por terem ficado nas três melhores posições logo no primeiro dia de competição. O mesmo ocorreu com o Atletismo nesta quinta-feira (8).

As competições já passaram este ano por Lençóis Paulista, Andradina, Itapeva, Adamantina, Cravinhos e São Sebastião, até chegar a São Vicente. A última cidade-sede é Limeira, com competições de 13 a 18 de março.

As medalhas de ouro, prata e bronze indicam os melhores colocados. Porém, o mais importante para as delegações é a pontuação, uma vez que a somatória define o campeão geral. Pelos critérios da Portaria 52/2018 do Governo do Estado de São Paulo, o campeão por modalidade e categoria recebe nove pontos, enquanto o vice fica com sete, decrescendo até o oitavo colocado, que leva um ponto.

Ou seja: a competição privilegia o desempenho equilibrado das delegações. Daí a importância de regras muito bem definidas, com critérios de desempate, divisão de categorias por idade e gênero, chaveamento por grupos entre outras decisões que podem ser conferidas na página http://jogosregionaisdosidosos.blogspot.com.br/2018/01/logo-jori-2018-fonte-selj.html, onde está o Regulamento Geral do JORI.

As modalidades são adaptadas aos praticantes que já chegaram aos 60, com Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Vôlei e Xadrez.

Para evitar dúvidas sobre os resultados, também há a preocupação com um corpo de árbitros capacitados, que devem estar cadastrados no Sistema Integrado da CEL e designados pelo Núcleo de Arbitragem. Possíveis punições a atletas seguem os critérios do Código de Justiça Desportiva.

JORI – O JORI é organizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde têm por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos dos municípios do Estado de São Paulo. Participam idosos residentes ou participantes de projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelo Fundo Social de Solidariedade do seu município.

saiba antes via instagram @revistamaissantos