SANTOS 

Por Alexandre Piqui

Os transtornos enfrentados por quem mora no bairro Jardim Piratininga os levaram a mais uma vez se reunirem com o Ministério Público. Eles se queixam de um acesso que liga a via Anchieta à avenida dos Bandeirantes. Gerson Soares, representante dos moradores, teme pela segurança de quem vive na região e principalmente das crianças de uma unidade escolar. “Seria complicado para a população dia e noite com caminhões dentro do bairro, bi-trens, com produtos perigosos passando a menos de um metro da única creche que existe aqui”, desabafa Soares.

O grupo foi até a sede do MP na tarde desta quarta-feira (12). O promotor Daury de Paula Júnior que acompanha o caso recebeu mais reivindicações. “Os moradores trouxeram outras questões: a existência de 70 famílias na margem oposta a esse acesso e isso não foi mostrado no projeto aprovado pela CET”, explica o integrante do MP. Outro ponto  solicitado foi o horário de funcionamento do desvio inclusive com cancela. Tudo será acrescentado ao Termo de Ajustamento de Conduta proposto pela promotoria.

Sobre o acesso ao bairro, o MP recebeu as avaliações técnicas da Cetesb, da CET, da Polícia Rodoviária e da Ecovias. A melhor opção apresentada foi o desvio que passa pela rua dos Portugueses ligando à via Anchieta. Assim não interrompe o fluxo da avenida dos Bandeirantes e faz com que esta etapa da obra tenha duração de dois meses.

Todos os novos pedidos serão incluídos no TAC que será proposto a Ecovias. Como o assunto ainda não foi definido outra reunião com o promotor e os moradores deverá ser marcada.

Prefeitura de Santos

Em nota, a prefeitura de Santos informa o desvio será mantido por aproximadamente dois meses, segundo a Ecovias, uma vez que, de todas as alternativas propostas e viáveis para o local, esta mostrou-se a mais segura, sem prejuízo de acesso do transporte coletivo e veículos de emergência.

A CET assumiu o compromisso de acompanhamento do tráfego na área interna do bairro, nos horários de maior demanda e especialmente nas proximidades da creche.

saiba antes via instagram @revistamaissantos