PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Museu de Arte Sacra de Santos expõe igrejas históricas do litoral paulista

A arquitetura de templos construídos pelos colonizadores portugueses ao longo dos séculos 16 ao 19 pode ser conferida até dia 29, das 10h às 17h, no Museu de Arte Sacra de Santos (Mass), sopé do Morro São Bento. É a exposição Igrejas Históricas do Litoral Paulista, do artista plástico Angelo Gill, autor de pinturas que retratam as igrejas mais antigas do litoral sul ao norte.

Visitantes poderão apreciar 20 obras, entre nanquim e pinturas de técnica aguada, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre esses patrimônios históricos. O trabalho foi desenvolvido ao longo de seis meses pelo artista, que tem prêmios no Brasil e no exterior. A pesquisa histórica das obras foi feita pela historiadora Fátima Cristina Pires, especialista em patrimônio histórico e mestre em Educação.

“Na colonização portuguesa, havia o costume de construir igrejas a fim de delimitar fronteiras e o litoral paulista foi uma das principais referências na recepção das navegações vindas da Europa”, conta o artista. As obras não serão vendidas, mas podem ser encomendadas nos tamanhos A2, A3 e A4, em papel, ou em telas 30×40, 40×50, 50×70 ou 70×100. O Mass fica na Rua Santa Joana D’Arc, 795. O ingresso para visitar o museu, incluindo a exposição, custa R$ 5,00, sendo meia entrada para pessoas acima de 60 anos, professores e estudantes.

 

Foto: Isabela Carrari