1.6 // EDUCAÇÃOSANTOS 

A Prefeitura de Santos e a Universidade de São Paulo (USP) articulam a oferta de um curso de especialização (pós graduação) em Gestão do Turismo nas dependências do Museu Pelé. Na sexta-feira (28), pesquisadores da universidade realizaram uma visita técnica ao local.

“Um dos desafios da USP é a extensão, que é estender todo o acervo acadêmico, de pesquisa e consultoria para a comunidade”, destacou Mitsuru Higuchi Yanaze, professor doutor titular do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. “Visitamos o espaço do museu e sentimos que é totalmente adequado e muito bem equipado. Eles (alunos) teriam uma vivência prática, porque estamos numa área de expansão do Turismo, com a Estação (do Valongo) e o Museu do Café aqui próximo”.

De acordo com Yanaze, o curso englobará as áreas de Administração, Marketing e Comunicação, levando em conta os stakeholders (parceiros estratégicos) e trade turístico (conjunto de equipamentos) da Cidade. O trabalho de conclusão de curso (TCC) dos alunos será a elaboração de planos de ação para as atrações locais. A especialização terá carga horária de mais de 400 horas, com pelo menos 51% dos professores da própria USP, além de docentes convidados com notório saber. Os valores serão cerca de 40% abaixo do cobrado no mercado.

Inicialmente está estimada a abertura de 50 vagas a partir de março de 2018. “Mas, antes disso (em 2017), vamos sugerir algumas atividades que possam já preparando o contexto, como seminários, workshops e palestras”. A USP irá oferecer em São Paulo, a partir do próximo ano, pós graduação em Gestão e Negócios de Turismo. Com o curso no Museu Pelé, Santos será a primeira cidade fora da Capital a receber especialização da universidade nesta área.

saiba antes via instagram @revistamaissantos