1.0 // SANTOS4.2 // TURISMO

Na semana nacional de museus, Museu do Café realizará bate-papo e visitas mediadas

Desde 1977, o Dia Internacional de Museus é celebrado em 18 de maio. Em referência a essa data, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) promove a Semana Nacional de Museus, que, neste ano, acontecerá de 14 a 20 de maio, trabalhando o assunto “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

A partir dessa temática, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresentará o bate-papo “Comunicação em Organizações Culturais: campanha institucional Museu do Café” na terça-feira (15), às 14 horas. Nessa atividade, as funções do setor de comunicação e exemplos de ações de sucesso já realizadas serão abordadas pela analista de comunicação institucional Karina Frey.

Completando a programação, as visitas especiais “Novas Perspectivas” incentivarão os participantes a direcionarem o olhar para um contexto específico, em abordagens interdisciplinares. Na quarta-feira (16), o passeio mediado terá como foco a arquitetura do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café e os elementos artísticos que a compõe, como contextualização do período histórico e social de sua construção. A atividade, ministrada pela coordenadora técnica do Museu Marcela Rezek, acontecerá às 15 horas.

As telas pintadas por Benedicto Calixto, representações e processo de restauro serão apresentados pela Profª Drª Marcia Rizzo, responsável pela restauração dessas obras, na quinta-feira (17), às 15 horas. Com a coordenadora do curso de gastronomia da São Judas – Campus Unimonte Maria de Fátima Duarte, a terceira visita especial contemplará a relação do café com a cozinha contemporânea e ideias de receitas e será realizada na sexta-feira (18), às 15 horas.

Já no dia 19 (sábado), o passeio, mediado por um educador, enfatizará o contexto histórico no Salão do Pregão e será transmitido ao vivo na página do Museu no Facebook, às 15 horas. Finalizando o cronograma da Semana Nacional de Museus, o fotógrafo Gino Pasquato apresentará a instituição e o seu acervo pela perspectiva do olhar fotográfico, analítico, selecionador e estético, no domingo (20), às 15 horas.

Para participar de todas as ações, que são gratuitas, é necessário enviar um e-mail para inscricao@museudocafe.org.br com o nome completo e descrição da atividade escolhida.

No dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Internacional de Museus, a entrada para as exposições em cartaz será gratuita. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9 às 17 horas, e aos domingos entre 10 e 17 horas. Os ingressos para visitação custam R$ 10,00, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h00 às 18h00, e aos domingos entre 10 e 18 horas.

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos