SANTOS

Nova UTI pediátrica é inaugurada na Santa Casa de Santos

A Santa Casa de Misericórdia de Santos inaugurou na noite desta sexta (10) a sua nova UTI Pediátrica, que irá oferecer melhor assistência em terapia intensiva para crianças de 0 até 12 anos. O setor funcionava no andar térreo com 10 leitos e ocupa agora o 4º andar, espaço que foi totalmente readequado e climatizado para abrigar 12 leitos, sendo os dois leitos extras para reserva técnica e atendimento de especialidades.

“A Santa Casa é o coração da Baixada Santista e é muito importante que ela esteja melhor estruturada. Esta nova UTI é um grande avanço para atender maior quantidade de crianças e com mais qualidade” destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante o evento de inauguração que contou com diversas autoridades políticas, entre elas o senador José Serra.

Toda estrutura da ala foi cuidadosamente planejada para proporcionar um ambiente tranquilo, que contribua para a recuperação e cuidado integral da criança, com os mais avançados recursos tecnológicos para atendimentos de alta complexidade. As novas instalações foram custeadas com recursos próprios e multas indenizatórias aplicadas pela Justiça do Trabalho contra a antiga estatal Cosipa.

Inaugurada em 1995, a UTI Pediátrica da Santa Casa oferecia desde então 10 leitos e nunca havia passado por obras de melhorias. O serviço localizado no andar térreo apresentava problemas estruturais e sofria, inclusive, com enchentes.

O provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, ressaltou o “choque de gestão” que a instituição passa desde o início de 2016 e os diversos investimentos realizados para sua melhor estruturação, com renegociação e revisões de contratos e intervenções como a nova UTI Pediátrica. “Um hospital modelo passa por um hospital moderno. Hoje a Santa Casa é, sem dúvida, um hospital moderno”.

Leitos – De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Município de Santos conta com 31 leitos de UTI pediátrica (públicos e particulares). A partir do início da nova UTI Pediátrica da Santa Casa, a Cidade contabilizará 33 leitos nesta especialidade.

 

Foto: Raimundo Rosa

saiba antes via instagram @revistamaissantos