1.3 // TRÂNSITOSANTOS

Novas rotatórias são implementadas no Marapé, em Santos

Para ampliar a segurança viária, uma rotatória está em implantação no cruzamento das ruas Saturnino de Brito e 9 de Julho, no Marapé. Os serviços para instalação do dispositivo começaram na segunda-feira (10) e devem ser concluídos até quarta-feira (12).

Na sequência, será iniciada a instalação de outra rotatória no bairro. Ficará na confluência das ruas Antônio Bento de Amorim com a Saturnino de Brito. Ainda para este mês, estão previstas mais três: uma no Embaré e duas na Ponta da Praia (uma delas já existe e será revitalizada).

A implantação dos dispositivos faz parte do projeto de revitalização da sinalização viária da Cidade, executado pela CET-Santos e empresas contratadas por meio de licitação.

Nos locais onde existem rotatórias, os acidentes de trânsito reduziram, em média, 65%. A instalação se dá com base em critérios técnicos como cruzamentos de vias com intensidade moderada de tráfego e considerável índice de acidentes, onde não se justifica a colocação de um semáforo.

Na confluência das ruas Saturnino de Brito e 9 de Julho, nos últimos quatro anos (2014/2017), foram 29 ocorrências, incluindo um atropelamento. Treze delas (45% do total) tiveram vítimas. Nos primeiros sete meses deste ano, há registro de dois acidentes.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as aproximações das rotatórias são sinalizadas com placas de regulamentação Dê a Preferência. Onde há o dispositivo de segurança, a interseção deixa de ter via preferencial e a prioridade é do veículo que já estiver fazendo o contorno.

REVITALIZAÇÃO

A implantação de rotatórias é mais uma etapa do projeto de revitalização viária que resulta de convênio do Município com o programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

As próximas ficarão em dois cruzamentos da Rua Egídio Martins, na Ponta da Praia: com a Rua André Vidal de Negreiros e com a Rua Enguaguaçu. E, ainda, a da Rua Álvaro Alvim com a Rua Frei Francisco Sampaio, no Embaré.

A primeira etapa da renovação da sinalização, já concluída, foi executada no corredor viário compreendido pela Rua Cláudio Luiz da Costa e a Avenida Waldemar Leão, no Jabaquara.

Abrangeu serviços de pintura de faixas de pedestre e de retenção; pictogramas de advertência do Faixa Viva; legendas de solo (Devagar, Pedestre, Pare) e de faixas de rolamento.

 

Foto: Marcelo Martins

saiba antes via instagram @revistamaissantos