1.3 // TRÂNSITO2.3 // TRÂNSITO 

Foto: Dersa/Divulgação

A partir das 9h de segunda-feira (5), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A implantam novo ordenamento para o embarque no serviço de balsas, que irá modificar, especialmente, o acesso preferencial. O objetivo é eliminar a sobrecarga de trânsito que o modelo atual acarreta na Praça Gago Coutinho.

Motoristas com embarque preferencial terão que vir pela Avenida Rei Alberto I e ingressar à direita, no trecho da praça que terá circulação invertida, desde o Mercado de Peixe até o acesso à área da Dersa pela Avenida Saldanha da Gama (percurso verde no mapa abaixo). O trajeto de motos e dos veículos com hora marcada às embarcações não terá alteração (percurso vermelho), seguindo em linha reta pela Rei Alberto e a praça, até trecho de embarque à balsa.

Para os demais veículos, permanece o tráfego pela Av. Saldanha da Gama (orla), sentido Ponta da Praia (percurso amarelo). A novidade, pelo novo ordenamento, é que o trecho da avenida da praia, a partir do canal 7, ficará exclusivo para os motoristas com destino à travessia. Os demais, que trafegam na mesma direção, deverão obrigatoriamente ingressar à esquerda no canal 7 (percurso azul).

Hoje, condutores com embarque preferencial, hora marcada e motociclista utilizam o mesmo acesso, ocasionando transtornos para motoristas e pedestres, além de passageiros de ônibus que utilizam o ponto instalado na Praça Gago Coutinho.

SAÍDA PARA VEÍCULOS

Com as mudanças implementadas, será aberta área em frente ao atracadouro antigo para facilitar a saída para veículos (motos e carros) direto para a avenida da praia (percurso preto).

A CET já concluiu a implantação da sinalização vertical (placas painéis e semáforos). Já a Dersa está providenciando a sinalização horizontal (apagamento e pintura de solo), enquanto a Prefeitura realizou os serviços de adequações do viário. A partir da implantação das mudanças, agentes da companhia de trânsito permanecerão na área para orientar os motoristas.

saiba antes via instagram @revistamaissantos