1.3 // TRÂNSITOSANTOS

Novo sistema de acesso à balsa já funciona na Ponta da Praia

Foto: Isabela Carrari

Desde a manhã desta segunda-feira (5), está em funcionamento o novo sistema de acesso ao serviço de balsas, na Ponta Praia, planejado e implantado em conjunto pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A. A principal novidade envolve motoristas com embarque preferencial, que agora fazem trajeto separado de motos e dos veículos com hora marcada.

O novo acesso preferencial se dá pela seguinte rota: Avenida Rei Alberto I, ingresso à direita em trecho da Praça Gago Coutinho que teve a mão de direção invertida até a área de embarque da Dersa. Esse espaço comporta mais de 60 veículos, contra apenas oito que podiam ser acomodados na área de espera anterior.

Conforme a Dersa, o embarque preferencial destina-se a idoso a partir de 60 anos; pessoa com deficiência; gestante e condutor que esteja, sozinho, transportando (em cadeirinha) criança de até dois anos. Em todos os casos é exigido documento de comprovação.

EXCLUSIVO

As motos e os veículos com hora marcada vão continuar seguindo em linha reta pela Rei Alberto e a praça, até trecho de embarque à balsa. O objetivo do desmembramento é desafogar o trânsito na Gago Coutinho, no trecho que concentra também um ponto de ônibus pelo qual passam 17 linhas do transporte coletivo.

Outra mudança decorrente do novo sistema é que o trecho final da praia (Avenida Saldanha da Gama), a partir do canal 7, agora fica  exclusivo para o tráfego com destino à balsa. Todos os demais veículos em circulação pela via precisam, necessariamente, virar à esquerda, no canal 7, para seguirem seu destino.

As alterações também permitiram a abertura de uma área em frente ao atracadouro antigo das balsas, viabilizando a saída direta de veículos para avenida da praia (direção do José Menino).

ORIENTAÇÃO

A companhia de trânsito está com agentes posicionados no trecho final da orla, na Avenida Rei Alberto I e nos antigos e novos acessos de embarque para orientar os motoristas. A empresa também mantém equipe de manutenção na área para fazer os ajustes que forem necessários nos tempos semafóricos.

“Esse monitoramento será mantido nos próximos dias, até que os usuários se familiarizem com o novo ordenamento para embarque”, garantiu o presidente da CET, Rogério Vilani.

Também o diretor de operações da Dersa, Eduardo Di Gregório, esteve acompanhando o início das mudanças. Funcionários da empresa estadual estão atuando na área interna de embarque.

Para novo reordenamento dos acessos, a CET providenciou a sinalização vertical (placas, painéis e semáforos), enquanto a Dersa fez a horizontal (apagamento e pintura de solo). Já a Prefeitura executou serviços para adequações do viário.

saiba antes via instagram @revistamaissantos