1.0 // SANTOS1.4 // SAÚDE

O que fazer para evitar a indigestão

Por Liliane Souza

Ah, o natal! A data lembra comemorações entre familiares e amigos, o que inclui mesas fartas, com muita comida e bebida. E depois de uma semana ainda tem o ano novo, com mais delícias típicas da época. Está certo que esses eventos só acontecem uma vez ao ano, mas, será que isso é motivo para comer sem moderação?

Para o professor doutor Cezar Henrique de Azevedo, do curso de nutrição da UniSantos, é preciso aderir a uma alimentação equilibrada. Não que você não deva comer, mas existe a forma correta para que o banquete não se torne um vilão no dia seguinte.

Fracionar as refeições é o primeiro passo, explica o professor. Portanto, nada de ficar de barriga vazia para descontar tudo no jantar!  Além disso, é fundamental comer pausadamente e mastigar bem os alimentos. Lembre-se que comida em excesso pode causar indigestão, principalmente quando se trata de alimentos gordurosos.

O principal é não abusar. De que adianta comer para passar mal no dia seguinte? “As pessoas têm que ter consciência de que a alimentação tem que ser uma coisa prazerosa. Ela não tem que dar dor de estômago, indigestão. Tem que ser uma coisa boa, um momento bom para que aquele alimento seja marcante para aquela data, e não uma marcação negativa.”

Outra dica é manter o corpo hidratado, principalmente para quem for ingerir bebidas alcoólicas. “Quando está bem hidratado você aumenta a sua diurese, e isso é bom porque vai eliminando os resíduos do álcool.”

Férias na praia – Para quem for aproveitar o verão na praia, a dica é levar um lanche saudável de casa. Não esqueça de acondicioná-lo corretamente para manter a temperatura e não estragar. Se for comer em alguma barraca ou quiosque, veja se o estabelecimento possui certificação da vigilância sanitária.

Passo a passo para evitar a indigestão

– Evite o excesso de comida gordurosa.
– Não tome muito líquido durante as refeições, principalmente refrigerantes.
– Coma um pouco de tudo, mas desde que seja em pequenas porções.
– Não fique muito tempo sem comer. O ideal é fracionar as refeições.
– Coma pausadamente e mastigue bem os alimentos.
– Se for ingerir alguma bebida alcoólica, procure beber água durante os intervalos.
– Só compre alimentos na praia em barracas de sua confiança. Caso contrário, o melhor é levar um lanche de casa.
– Cebola, chocolate, alho, café e bebidas gordurosas. Evite estes alimentos após as refeições porque eles favorecem o refluxo.
– O melhor detox para o corpo é a água. Comeu demais? Beba bastante água ao longo do dia, ela vai ajudar a limpar o organismo.

saiba antes via instagram @revistamaissantos