1.0 // SANTOS1.4 // SAÚDE

Curso sobre autismo é realizado em Santos neste sábado

Para trazer mais conhecimento sobre o autismo, a APAE Santos realiza, no próximo sábado (26), o curso “Habilidades cognitivas e planejamento de intervenção nos Transtornos do Espectro do Autismo”.

A aula será ministrada pela psicóloga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento, Cintia Perez Duarte, das 8 horas às 12 horas, no Auditório da Unimes. O curso vai abordar todo o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), desde parte física até neurológica. Qualquer pessoa pode fazer o curso e os participantes receberão certificado. 

As inscrições estão abertas até às 12 horas de sexta-feira (25). Para participar, os interessados precisam enviar e-mail para eventos@apaesantos.org.br, com nome completo, CPF e comprovante de pagamento. A inscrição custa R$ 70 por pessoa. O pagamento pode ser realizado com cartão, na própria APAE Santos, ou por meio de depósito bancário no banco Santander (Banco 033, Agência 4658 e Conta Corrente 13000013-3) ou Itaú (Banco 341, Agência 0021 e Conta Corrente 74562-5).

O Autismo – O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, geralmente, aparece ainda nos três primeiros anos de vida. Esse transtorno compromete as habilidades de comunicação e interação social, tendo maior incidência em meninos.

As causas do autismo são desconhecidas. O que se sabe é que, provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao transtorno, como genética e agentes externos (poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, contaminação por mercúrio, alterações no trato digestório e sensibilidade a vacinas). O diagnóstico é impreciso, sendo que nem mesmo um exame genético é capaz de afirmar com precisão a incidência do transtorno.

APAE Santos – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santos é uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros. Fundada em 19 de outubro de 1962, a instituição atende cerca de 250 pessoas com deficiência intelectual, como Síndrome de Down, Autismo e Paralisia Cerebral.

A APAE Santos promove avanços no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos por meio dos programas e ações desenvolvidos no âmbito escolar. Além disso, possui o Centro de Habilitação e Reabilitação “Casa Amarela”, que presta atendimento em neuropediatria, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e assistência social aos alunos da entidade e seus pais.

A instituição está localizada à Rua Barão de Paranapiacaba, nº 91. Para mais informações, acesse a página no Facebook, o site ou pelo telefone (13) 3223-1262.

 

Serviço

Quando: 26 de agosto, das 8h às 12h
Onde: Auditório da Unimes – Av. Conselheiro Nébias, 536, em Santos
Inscrição: R$ 70 por pessoa

saiba antes via instagram @revistamaissantos