COTIDIANOSANTOS

Pinacoteca é incluída na Linha Conheça Santos

Duas exposições de arte, além de um concerto no domingo, às 17h, estão no trajeto da Linha Conheça Santos, que neste fim de semana faz parada para visitação na Pinacoteca Benedicto Calixto, na orla do Boqueirão. O micro-ônibus com ar-condicionado sai às 10h e às 14h do Posto de Informações Turísticas do Gonzaga (funciona no Posto de Salvamento 3, na orla) para um tour panorâmico com cerca de 2h de duração e monitoria de guia de turismo.

No roteiro estão cerca de 40 locais de interesse turístico e histórico, entre eles Aquário; museus de Pesca, do Café e Pelé; palácios Saturnino de Brito e José Bonifácio e Orquidário. A passagem custa R$ 15,00, pagos diretamente ao motorista.

DESTAQUES

Além de obras de Benedicto Calixto, a Pinacoteca apresenta, neste fim de semana, exposição de trabalhos de artistas da Associação Brasileira de Aquarelas e 15 óleos sobre tela, em estilo hiperrealista, de Linaldo Cardoso. Já no domingo, às 17h, haverá concerto em homenagem ao Dia dos Pais, com repertório de música brasileira e contemporânea. No programa, obras de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Ligeti e Debussy, interpretadas pelos músicos Darlem Batista Silva e Henrique Daiti Kawakami.

PINACOTECA

O casarão de estilo neoclássico é a última casa da orla santista que mantém características da época dos barões do café. Em 1979, o imóvel foi declarado bem público e, seis anos depois, já reformado, passou a sediar a Fundação Benedicto Calixto, tornando-se um importante ponto de referência cultural da Cidade. Possui acervo de Benedicto Calixto, pintor, desenhista, fotógrafo nascido em Itanhaém, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX.

 

Foto: Marcelo Martins

saiba antes via instagram @revistamaissantos