COTIDIANOSANTOS

Primavera de Museus terá atividades especiais em Santos

Um encontro de gerações para compartilhar narrativas de vida abre no próximo dia 19, às 15h, a programação especial do Museu do Café (R. XV de Novembro, 95, Centro Histórico), que integra as comemorações da Primavera dos Museus. Comemorado em setembro, o evento foi instituído para estimular discussões e novas atividades culturais nas instituições de todo o país.

O tema desta 12ª edição, que prossegue até o próximo dia 23, será Celebrando a Educação em Museus e envolve atividades como oficina de contação de histórias e ação educativa voltada às crianças. A Biblioteca Humana, que abre a programação, pretende envolver os participantes no testemunho de vivências.

“Ao compartilhar as narrativas, o objetivo é valorizar a experiência do indivíduo e preservar aspectos da memória local”, conforme explica a organização. As inscrições para todas as atividades, exceto a Biblioteca Humana, são gratuitas e devem ser feitas no e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

ATIVIDADES

Já no dia 20, às 16h, haverá mesa redonda sobre Educação Museal e a Educação Integral em Diálogo, com a participação de gestores, educadores e demais interessados. A proposta é contribuir no desenvolvimento de estratégias para unir diferentes áreas em ações futuras.

Integrarão o painel a coordenadora da Rede Internacional de Educación Patrimonial Contexto Ibero-Americano, Liliam Amaral; coordenadora geral do Programa Escola Total, da Secretaria Municipal de Educação de Santos, Márcia Calçada; diretora do Museu de Telecomunicações do Rio de Janeiro, Bruna Cruz, e a responsável pela programação socioeducativa e pelo programa Curumin do Sesc Santos, Lígia Azevedo.

Um workshop sobre técnicas de narração, usando dinâmicas de grupos e exercícios interativos está marcado para o próximo dia 22, às 15h, seguindo-se a oficina Contar e recontar a nossa história – reflexão sobre a narração, a cargo de Alexandre Camilo, profissional de artes cênicas.

A Varandinha Pedagógica, brincadeira que propõe a crianças de 6 a 10 anos contato com o trabalho dos profissionais do Museu do Café, encerra dia 23, às 15h, a 12ª edição da Primavera dos Museus.

 

Foto: Susan Hortas

saiba antes via instagram @revistamaissantos