1.4 // SAÚDESANTOS

Quase 40% das crianças de Santos já foram vacinadas contra sarampo e pólio

Santos já está próximo da cobertura de 40% do público-alvo de 17 mil crianças de um ano a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) na campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, iniciada no último sábado (4).

Até o final da tarde desta terça (7), foram aplicadas no Município (redes pública e particular) um total de 6.529 doses contra a pólio (38,31% do total) e 6.471 doses da tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola (37,97%).

A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 95% do público-alvo. Em Santos, de acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, a meta é imunizar 16 mil crianças da faixa etária, mesmo aquelas que já tomaram as doses das vacinas anteriormente. Não podem tomar as doses as crianças vacinadas nos últimos 30 dias, as quais também são computadas para a meta de cobertura da campanha.

Nesta quarta (8), a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu do GVE duas mil doses da tríplice viral, as quais serão repassadas para 13 policlínicas da Cidade para utilização durante a campanha e vacinação de rotina.

CAMPANHA

Para incentivar a adesão da população à imunização, a Prefeitura de Santos e o Rotary Internacional, por meio do Distrito 4420 – áreas 2 e 3, programaram uma série de iniciativas em conjunto neste mês, com destaque para a criação de uma mascote especial que será batizada em concurso com alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal.

A campanha teve início no último sábado (4) e seguirá até 31 de agosto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em 17 policlínicas (endereços abaixo), além de um segundo dia D (sábado) estar marcado para o dia 18 de agosto.

No ato da vacina é importante que os pais e responsáveis levem os documentos pessoais das crianças, como certidão de nascimento ou RG e Cartão SUS (se tiver), além da caderneta de vacinação para checagem das doses faltantes e atualização.

Confira os postos

Zona Noroeste

Alemoa e Chico de Paula – Praça Guilherme Délius s/nº, Alemoa

Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº

São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge

Castelo – Rua Francisco de Barros Melo, 184

São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/n°

Orla/Intermediária

Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728

Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

José Menino / Pompeia – Avenida Floriano Peixoto, 201

Ponta da Praia – Praça 1º de Maio s/nº

Morros

São Bento – Rua das Pedras s/nº

Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº

Marapé – Rua São Judas Tadeu, 115

Valongo – Rua Profª. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó

Centro/Área Continental

Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada

Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias

Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284, Vila Mathias

Caruara – Rua Andrade Soares, 800

 

Foto: Francisco Arrais 

saiba antes via instagram @revistamaissantos