4.4 // GASTRONOMIACOTIDIANO

restaurante-escola-estação-bistrô-foto-MARCELO MARTINS

Foto: Divulgação/Marcelo Martins (PMS)

Que tal um cardápio tipicamente inglês, com Fish and Chips ou Sunday Roast, regado a Pimm’s Cup, drinque semelhante ao ponche, e finalizado com nada menos que Banoffee Pie, a sobremesa preferida da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher? E tudo por R$ 29,00 (drinque à parte)?

O Estação Bistrô Restaurante-escola preparou uma refeição especial na quinta-feira (16), para comemorar os 150 anos da Estação do Valongo, prédio onde funciona desde 2012. Nesse dia, em 1867, foi inaugurada a estação, com a chegada do primeiro trem a vapor da São Paulo Railway Company, que ligava o planalto paulista a Santos. Financiada com capital inglês, a construção da ferrovia – a primeira de São Paulo e a quinta do País – foi iniciada em 1860 e desde 1996 a linha é administrada pela MRS.

CARDÁPIO – O Fish and Chips – ou peixe e fritas, na tradução – é o prato mais tradicional e o mais conhecido fora da Inglaterra, conforme explicou o chef José Leite Monteiro Jr., que desde o mês passado responde pelo Estação Bistrô. Já o Sunday Roast integra o tradicional almoço de domingo dos britânicos. 

A sobremesa é uma torta gelada com recheio de doce de leite e banana fresca, finalizada com chantilly e canela. Ao preço de R$ 15,00, o Pimm’s Cup lembra um ponche. A receita a ser preparada pelo maitre Hamilton Nascimento, campeão brasileiro (1997) e luso-brasileiro (2002) de coquetelaria, leva Pimm’s nº 1 (licor à base de gim e limão), Ginger Ale (refrigerante de gengibre), pepino, laranja, limão, morango e hortelã. 

saiba antes via instagram @revistamaissantos