COTIDIANOCULTURA

Entre os dias 22 de abril e 01 de maio, vários espaços da Cidade irão receber, pelo sexto ano seguido, as atrações do Rio Santos Jazz Fest 2019. Com o objetivo de entreter o público com o estilo musical que é um dos principais alicerces da música popular mundial, além de uma variada programação cultural enriquecida com exibições de filmes e exposições fotográficas, o evento será realizado durante o mês de comemorações do Dia Internacional e Municipal do Jazz, celebrado no dia 30 de abril.

Com apresentações gratuitas, o Festival trará shows de grandes nomes da música do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos. Na abertura, que ocorre nesta segunda-feira (22), às 20h00, na Pinacoteca Benedicto Calixto, o som fica por conta do cortejo da Rio Santos Street Band, seguido da apresentação do By Night Trio, com o melhor do Jazz e Bossa Nova.

A agenda de eventos prossegue com espetáculos musicais, de Sebastian Rot; Carla Mariani Quartet e Guilherme Doneaux; Giu Nogueira & Bina Coquet Trio; Ricardo Baldacci Trio; Aton Quintet; Conjunto Vocal SP 101; Mario Tirolli Trio; Taryn Szpilman & Trio; Cris Delanno & Nelson Faria, além de apresentação do Conjunto de Violões do Projeto Esculpir, que traz jovens com muito talento e amor à música aos palcos do Festival.

Segundo o idealizador do Rio Santos Jazz Fest, Cássio Laranja, a cada ano se percebe o engajamento das pessoas no projeto. “Estamos percebendo que o projeto vem ganhando mais interessados. Por isso, sempre estamos buscando novas atrações para engrandecer ainda mais o Festival”, explica Cássio, antes de ressaltar seu amor pelo projeto. “Teremos apresentações de grandes artistas, mas confesso que possuo um amor especial pelos projetos sociais que participamos”, finaliza.

Show e workshop com Taryn Szpilman: cantora e intérprete na animação Frozen

A cantora Taryn Szpilman & Trio realizará show dia 30/4, às 21h, no teatro do Sesc Santos, envolvendo o público em uma viagem pela história do jazz e blues, desde os anos 20 aos 70. A expressiva intérprete destes estilos musicais possui uma significativa trajetória na música, construindo, inclusive, carreira como dubladora e levando a sua voz e interpretação para filmes de sucesso, como o clássico da Disney “Frozen”. Em português, ela dá voz à Elsa, além de cantar o clássico “Let It Go”.

Taryn ainda ministrará um Laboratório Vocal, no dia 01/5, às 17h, no auditório do Sesc Santos, onde compartilhará informações e curiosidades sobre o trabalho vocal tanto na música, quanto na dublagem.

Outras atrações

A 6ª edição do Rio Santos Jazz Fest também promoverá atrações que vão além das apresentações musicais, mas que, de alguma forma, estão ligadas à música popular reconhecida mundialmente.

No dia 22/4, às 20h, por exemplo, a Aliança Francesa de Santos recebe a exposição “Um olhar sobre o Rio Santos Bossa Fest & Rio Santos Jazz Fest”, da fotógrafa Kelly Petraglia, seguido da exibição do show “Diana Krall Live In Rio”. Dia 27/4, no mesmo local, é a vez da exibição do filme “Cotton Club”.

Nesta edição, certamente os workshops ganharão destaque. No dia 30/4 – data em que se celebra o Dia Internacional e Municipal do Jazz –, às 18h, haverá Workshop de Guitarra, com Nelson Faria, que atualmente atua como professor na Universidade de Örebro, na Suécia; enquanto às 19h, Cris Delanno, que possui larga experiência musical, ministrará Workshop de Canto, ambos na sala 2, no Sesc Santos.

No dia 01/5, às 16h, antecedendo o laboratório vocal com a cantora Taryn Szpilman, haverá Workshop de Bateria e Percussão, com Cláudio Infante, integrante de inúmeras bandas e parceiro musical em trabalhos com artistas brasileiros e estrangeiros.

Lançamento

Dia 01/5, feriado em celebração do Dia do Trabalho, durante o show de Cris Delanno & Nelson Faria, no Sesc Santos, também ocorrerá o lançamento do CD “Bossa is her name”.

 

SERVIÇO

Rio Santos Jazz Fest 2019

Data: 22 de abril a 01 de maio

Faixa Etária: Livre

Entrada Gratuita

 

PROGRAMAÇÃO

22 abril – ALIANÇA FRANCESA DE SANTOS

20h – Exposição de fotos Kelly Petraglia

20h30 – Exibição do filme – Show “Diana Krall Live In Rio”

23 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Abertura Oficial – Cortejo Rio Santos Street Band

20h45 – Show do By Night Trio

24 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Show de Sebastian Rot

25 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Show de Carla Mariani Quartet e Guilherme Doneaux

26 abril – LICEU SÃO PAULO

10h45 – Cortejo Rio Santos Street Band

11h15 – Show do Conjunto de Violões do Projeto Esculpir

26 de abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Show de Giu Nogueira & Bina Coquet Trio

27 abril – ALIANÇA FRANCESA DE SANTOS

16h – Exibição do filme “Cotton Club”

27 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

19h – Show de Ricardo Baldacci Trio – Homenagem ao que seria o 100º aniversário de Nat King Cole

28 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

19h – Show de Aton Quintet

29 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Show do Conjunto Vocal SP 101

20h45 – Show de Mario Tirolli Trio

30 abril – SESC SANTOS

 

DIA INTERNACIONAL E MUNICIPAL DO JAZZ

18h – Workshop de Guitarra, com Nelson Faria (sala 2)

19H – Workshop de Canto, com Cris Delanno (sala 2)

20h – Cortejo da Rio Santos Street Band (área de convivência e foyer do Teatro)

21H – Show de Taryn Szpilman & Trio (Teatro)

01 maio – SESC SANTOS

16h – Workshop de Bateria e Percussão, com Cláudio Infante (auditório)

17h – Laboratório Vocal, com Taryn Szpilman (auditório)

20h – Show de Cris Delano & Nelson Faria (lançamento do CD “Bossa is her name”)

Foto: Reprodução

saiba antes via instagram @revistamaissantos