REGIÃOSANTOS

Foto: Pixabay

Bem no coração da Morávia está situada a histórica cidade de Olomouc, na República Tcheca, famosa por seus históricos monumentos barrocos, pela rica vida cultural, pelas tradições regionais populares e por suas vivências culinárias. A apenas duas horas de trem a partir de Praga é possível desfrutar das delicias desta cidade, sem grande volume de turistas.

Olomouc barroca

Por toda parte é possível apreciar o estilo artístico dos séculos XVII e XVIII.  A arquitetura barroca está representada não apenas nos  vários monumentos históricos mais interessantes da UNESCO, como também nos monumentos sacros locais e na fortificação municipal.  A Coluna barroca da Santíssima Trindade (sloup Nejsvětější Trojice) é seu monumento histórico mais importante. Com 35 metros de altura, este é o grupo escultórico mais alto da República Tcheca. Outro local barroco de destaque se eleva acima da cidade, na colina Svatý Kopeček. Ali se encontra a basílica barroca da Visitação da Virgem Maria (bazilika Navštívení Panny Marie), com uma maravilhosa decoração interior. Sendo um importante lugar de peregrinação,há sempre muitos peregrinos por lá.

Foto: Reprodução

Passeio no zoo

Na colina Svatý Kopeček se encontra, além da basílica da Visitação da Virgem Maria, também o  Jardim Zoológico de Olomouc (Olomoucká zoologická zahrada). Famoso sobretudo por seu aquário de tubarões, que é o maior da República Tcheca, ali também fica uma torre mirante, da qual é possível observar toda a cidade de Olomouc. O Jardim Zoológico fica aberto todo o ano e na temporada alta o ingresso custa 110 CZK para adultos e 70 CZK para crianças. Da cidade, várias linhas de ônibus vão diretamente à colina Svatý Kopeček .

Queijinhos curados de Olomouc 

Os queijinhos curados de Olomouc (Olomoucké tvarůžky), conhecidos por seu intenso  odor, ganharam este nome nos mercados onde eram vendidos e ainda que não sejam fabricados diretamente em Olomuc, estão fortemente ligados à cidade. São vendidos em lojas especializadas e, combinados com a cerveja local, possibilitam uma experiência gastronômica fora de série.

Venda do Olomouc card

Quem decidir ir a Olomouc pode adquirir o Olomouc card, cartão turístico com o qual é possível visitar sem pagar nada  78 lugares muito interessantes, não apenas em Olomouc, mas também na  Morávia Central e nas montanhas Jeseníky. No preço do cartão está incluído também o transporte público na cidade. Comprando o cartão recebe-se grátis um guia prático com informações sobre as atrações onde o cartão pode ser usado. Há opções para 48 horas por 240 CZK, ou para 5 dias por 480 CZK. À venda no Escritório de Turismo de Olomouc.

Por Czech Tourism

saiba antes via instagram @revistamaissantos