3.6 // EXPOSIÇÃOCOTIDIANO

Santos Arquidecor está de volta até o dia 15 de julho

Três casas da Avenida Francisco Glicério, no José Menino, ganharam ‘Arte e Movimento’ desde a última segunda-feira (11). O tema é da 20ª edição da Santos Arquidecor, a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design do litoral paulista, que volta a ser realizada após três anos de interrupção e deve atrair mais de 15 mil pessoas, segundo estimativa da organização.
O evento, que se estende até 15 de julho, reúne trabalhos artísticos e 41 ambientes de 57 profissionais e toda a renda será revertida às instituições filantrópicas Creche Madre Alix, Centro de Convivência Santa Rita e Centro Profissionalizante Santo Antônio, que atendem, juntas, cerca de 300 crianças e adolescentes da região.
Os ambientes decorados compõem os cômodos dos três imóveis interligados no número 655 da Francisco Glicério. O evento conta com uma programação diversificada e intensa com palestras, lançamentos de livros, manifestações artísticas, exposições e workshops com o objetivo de movimentar a cidade.
A 20ª edição da mostra traz um leque diversificado de ambientes e estilos, com destaque para o olhar contemporâneo dos profissionais expositores e para o conceito de funcionalidade em uma época na qual o aproveitamento de todos os espaços é primordial para tornar uma residência, estabelecimento comercial ou escritório, por exemplo, mais eficiente e prático.
A organização fica por conta da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Stella Maris (AEA), idealizadora da exposição. Presidente da entidade, Maria Isabel Cardoso Albarez lembra que a ideia surgiu há 23 anos através da amiga Carmen Silverio Barreto, diretora social da AEA, que teve como inspiração a CasaCor, evento itinerante dos mais famosos do país no segmento de decoração na época, em São Paulo.
A associação se mobilizou em torno do objetivo de criar um evento com conceito semelhante, porém totalmente beneficente. Conseguiu uma casa por empréstimo e realizou uma mostra de sucesso que se consolidou ao longo dos anos. Tanto que obteve apoio de empresas e profissionais de destaque e de construtoras como Macuco, Vértice e Mauá.
Maria Isabel se orgulha ao lembrar dos diversos arquitetos que tiveram a oportunidade de participar do evento e, com isso, ganharam destaque na profissão.
A mostra anual foi interrompida por três anos devido à dificuldade da entidade em conseguir imóvel para sediar o evento. Segundo a presidente da AEA, este período impôs limitações às instituições auxiliadas pela renda arrecadada na Santos Arquidecor. Passado este período, a expectativa é que a mostra já consolidada ganhe nova força para que volte a ser realizada anualmente.
Referência do setor – Desde sua criação, a Santos Arquidecor é um dos eventos mais esperados do segmento no litoral paulista por refletir tendências e evidenciar o talento de profissionais da região.
Neste ano, a Santos Arquidecor tem a participação das arquitetas Carla Arigón Felippi e Adriana Paiva, os arquitetos André Sant’ana e Bruno Neves da Studio A+B Arquitetura, Renan Mazzaro e Aritai Machado da Mazzark Arquitetura, Melba Nadais Aidar, Renata Brito, Shirley Vaz Vedovate, Cátia Ferreira, Márcia Veneno, Kátia Soares, Leonel Fernandes, Ricardo Velasco, Geraldo Martins, Gabriel Fernandes, Juliana Abad, Maristela Beraldi, Valéria Serápicos, Erik Wisniewski, Marcos Santiago, Paloma Neves, Marcos Silva, Fábio de Oliveira, Juliana Lima, Nelson Lima Jr, Leda Nardella, Leonardo Nardella, Cacá Mendes, Layla Ferreira, Graziane Oliveira, Heitor Paulucci, Leandra Ferreira, Patrícia Botelho, Sheyla Reuter, Celito Gonzalez e o paisagista Roberto de Sá.
Participam ainda as designers de interiores Andrea Bento, Izabella Dénes de Castro, Sirley Cruz, Maria José Pereira, Marcia Debski Ferreira, Cátia Ardanuy – juntamente com a sua filha Alice Ardanuy Abdala do Projetos2A –  Gil Medeiros, Fernanda Patrão, Karla Guisande, Marcia Helayne Dias Machado, Sueli Vieira, Isabella Amado, Franz Rocha, Barbará Alarcon, Gisela Fernandes e Melissa Gorgulho da Gorgulho Fernandes Interiores, Martha Della Rosa, Juliana Della Rosa e Andrea Panarielo da Art Style.
SERVIÇO:
20ª Santos Arquidecor
Visitação: até 15 de julho, de terça a domingo, das 15 às 22 horas
Avenida Francisco Glicério, 655 – José Menino
Visitação: Doação de R$ 30 (válido para quantidade ilimitada de visitas) ou R$ 50,00 (válido para quantidade ilimitada de visitas + concorre ao sorteio de duas passagens para a Europa)

saiba antes via instagram @revistamaissantos