PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Como se beneficiar do mundo digital em um ambiente de coronavírus, por Alberto Claro

Prof. Alberto Claro, Doutor em Comunicação Social

Semana passada falamos sobre o impacto deste momento de isolamento em nossas vidas.
Hoje, vamos evoluir com esse tema e dar sugest√Ķes de a√ß√Ķes diante deste tempo de incertezas, tanto em termos de sa√ļde, quanto econ√īmicos.

O que está acontecendo em sua rotina e como você está lidando?

O mundo est√° oscilando perante o coronav√≠rus. Pa√≠ses inteiros est√£o orientando sua popula√ß√£o a ficar em casa, as economias est√£o perdendo f√īlego, as fam√≠lias em perigo, bem como suas principais fontes de renda. H√° uma s√©rie de implica√ß√Ķes √≥bvias para o consumo, turismo, com√©rcio eletr√īnico, e publicidade. Ainda mais para as pequenas empresas e profissionais aut√īnomos.

Leia os próximos questionamentos:

Seus produtos, serviços e competências são relevantes neste momento?

D√™ uma olhada nos produtos e servi√ßos prestados por voc√™ ou sua empresa. Se achar que n√£o s√£o, absolutamente relevantes, para o mundo como ele est√° agora, somente o colocar on-line n√£o adiantar√° muito. As buscas por entretenimento, alimenta√ß√£o e higiene pessoal ganham relev√Ęncia na hora de conviver com o isolamento for√ßado.

Neste momento muitas pessoas:
Est√£o, ou v√£o entrar, em estado de choque e p√Ęnico.
Est√£o tentando descobrir como gerenciar as crian√ßas em casa e entret√™-los por horas a fio, gerando novas tens√Ķes psicol√≥gicas e financeiras.
Est√£o isolados e entediados.
Tiveram suas rotinas interrompidas.
Est√£o sendo demitidos.
Est√£o passando por uma profunda ansiedade e/ou depress√£o.
Tiveram os símbolos importantes da vida normal Рesportes, festivais, concertos, conferências Рretirados.
J√° n√£o t√™m neg√≥cios vi√°veis ‚Äč‚Äčno momento. Eles est√£o perdendo sua reserva financeira rapidamente. Para muitas pessoas, o foco s√£o despesas.

O meu negócio ainda importa neste novo ambiente?

Infelizmente, meu palpite √© que para muitos de voc√™s, a resposta √© ‚Äún√£o‚ÄĚ. Acho que esta √© uma das mais importantes implica√ß√Ķes do coronav√≠rus para as empresas – seus clientes n√£o estar√£o interessados em voc√™ agora, n√£o importa o que voc√™ fa√ßa. Mesmo trabalhando duro pode n√£o fazer a m√≠nima diferen√ßa.

O pr√≥ximo passo dever√° ser se dedicar a descobrir quais habilidades que voc√™ pode aplicar √† situa√ß√£o atual e ajudar a encontrar essas solu√ß√Ķes. Como voc√™ pode ajudar as pessoas de uma forma incrivelmente √ļtil com os recursos √† sua disposi√ß√£o?

Apesar de que todos estarão pensando em criar algo novo para o mundo, creio que você também deve pensar nisso se baseando na transformação digital:
√Č este o foco para o meu neg√≥cio (e, se for, por que n√£o faz√™-lo antes?)
√Č sustent√°vel quando tudo voltar ao normal?
√Č este o melhor ambiente para se dedicar recursos consider√°veis ‚Äč‚Äčagora?
Estou produzindo um produto para uso imediato ou um produto para depois do p√Ęnico?

Uma corrida desesperada para produzir

H√° milh√Ķes de criadores de conte√ļdo, organizadores de eventos e da √°rea tur√≠stica, profissionais aut√īnomos e consultores que, de repente, e dramaticamente, n√£o t√™m trabalho. E essas pessoas v√£o correr para criar qualquer coisa que possa ser vendida on-line.

Ao longo das pr√≥ximas semanas, haver√° um n√ļmero sem precedentes de aulas on-line, webinars e confer√™ncias virtuais. Qual √© o seu papel nesse mundo digital? Como se posicionar√° nessa nova desordem? As pessoas est√£o acostumadas a receber conte√ļdo gr√°tis por l√°, portanto, com tantas pessoas sem renda, ainda v√£o pagar por seu conte√ļdo?

Explosão de inovação

Nós vamos ter que repensar tudo. De fato. A economia, a qual estamos habituados em nosso país, gera possibilidades infinitas e inventividade. Quando confrontados com desastres como este podemos nos tornar mais criativos e vamos conseguir sobreviver e prosperar com novos modelos de negócios e serviços que farão parte de um novo modo de pós-virus da vida. Além de buscarmos novas competências profissionais e estilo de vida, com muito planejamento financeiro para nunca mais passarmos por isso novamente.
Preste muita aten√ß√£o. Nas pr√≥ximas semanas, as pessoas v√£o combinar tecnologias digitais com novas formas interessantes de produzir riqueza e voc√™ vai dizer ‚ÄúE por qu√™ eu nunca pensei nisso antes. p*rra!”.
Não basta usar a tecnologia para fazer a mesma coisa de uma maneira diferente. Use tecnologias em novas maneiras criativas e gerando novas formas de valor. Além, é claro, de estimular os negócios locais.
Negócios físicos sofrerão mais e terão que se redescobrir para viver uma nova era, senão o vírus os vai matar definitivamente, infelizmente (espero estar muito errado!).

Seja um líder que distribua esperança

O medo é contagioso. Assim como a esperança. Escolha esta segunda!
Um mundo de mudan√ßa dram√°tica e incerteza, certamente, vai gerar ansiedade em uma organiza√ß√£o ou em nosso cotidiano. √Č importante que um l√≠der em dias como estes forne√ßa uma vis√£o firme e encorajamento nesse ambiente para obter o m√°ximo de sua equipe. Ser um grande l√≠der sem sua profiss√£o pode significar delega esperan√ßa em face de um turbilh√£o constante como o que vivemos agora.
Penso que ser um líder eficaz, neste momento, comprometendo-se a uma mensagem de esperança é o nosso grande papel nesta época de incertezas.
√Č a hora de nos doarmos em comunidade. Todos juntos, pensamento criativo e interconectado. Aproveitemos as ferramentas digitais que o conhecimento humano produziu para vencermos essa batalha da Humanidade! N√£o desperdicemos essa oportunidade!
Antes de falar em ferramentas precisamos falar em atitudes Рos líderes precisam estar muito presentes nesta comunicação on-line. Mesmo distantes fisicamente precisam estar presentes virtualmente.
O trabalho remoto vai ficar mais presente bem como a educa√ß√£o a dist√Ęncia vai ganhar cada vez mais relev√Ęncia e qualidade. Para todos os n√≠veis de ensino.
As implica√ß√Ķes coronav√≠rus para todos profissionais s√£o assustadoras e devastadoras. Portanto, fique bem e mantenha contato. Estamos juntos nessa.

Como você pode se beneficiar do mundo digital em um ambiente de coronavírus?

Não sei a resposta certa, mas podemos juntos tentar descobrir. Primeiro, deixe-me sugerir que precisamos para ver as nossas empresas e os nossos clientes através de uma lente diferente, de compaixão.
Isso pode parecer uma palavra estranha para uso em um artigo sobre neg√≥cios. Mas todos estamos tendo perdas, e a compaix√£o e empatia ser√£o fundamentais. Poderia ser a perda de …
seguran√ßa econ√īmica
liberdade de viajar
um espaço de trabalho
uma vida social
um trabalho
casamentos e eventos
Rede de suporte familiar e de amizades
esportes, entretenimento e jantares
A capacidade de trabalhar sem ter seus filhos pendurados em cima de você
…e muito mais.

Podemos estar em per√≠odo mais perturbador do planeta nas √ļltimas d√©cadas. Todo mundo est√° trabalhando se baseando em algum est√°gio de dor devido a essas perdas s√ļbitas e dram√°ticas.

Ent√£o, o que isso tem a ver com mundo digital? Tudo.
O tom do pa√≠s (e grande parte do mundo) agora √© sombrio. √Č temeroso. S√£o pa√≠ses em luto.
Como você oferecer algo para alguém em uma situação dessas? Essa é a mentalidade que você precisa tomar agora neste ambiente coronavírus de ansiedade e tristeza.

Ei o que você pode dizer:
O que posso fazer para você?
O que você precisa agora de mim e minha empresa?
Como podemos aliviar sua dor neste momento de perda?

Trata-se de ajudar, mostrando compaix√£o sincera, e constru√ß√£o de rela√ß√Ķes que v√£o durar muito al√©m de qualquer v√≠rus est√ļpido.

Portanto, comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugest√Ķes de temas e conte√ļdo!

Prof. Alberto Claro
Doutor em Comunicação Social
Professor de Administração da UNIFESP РUniversidade Federal de São Paulo
Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos
Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing
http://www.instagram.com/profalbertoclaro
Blog https://www.albertoclaro.pro.br/

Fotos: Reprodução/internet