PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Museu do Café de Santos se reinventa na pandemia e promove cursos on-line

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

O Museu do Caf√© est√° fechado para a visita√ß√£o por conta da pandemia. Mas isso n√£o impediu de realizar diversos eventos de forma online. A institui√ß√£o da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de S√£o Paulo desenvolveu um cronograma de a√ß√Ķes virtuais para o restante do m√™s de julho.

Curso de drinks

18 de julho, às 14h

Tendo em vista a grande adesão às aulas de introdução ao barismo, lançadas digitalmente pelo Museu em junho, e o anseio demonstrado pelos amantes do cafezinho em aprender mais técnicas ligadas ao preparo dessa bebida, a instituição foi atrás de novas pautas para os cursos online. Neste mês, o grande destaque é a capacitação voltada à criação de drinks à base da extração, que será ministrada pelo especialista Emerson Nascimento, atual campeão brasileiro na categoria Coffee in Good Spirits. Ao longo da transmissão, o profissional apresentará o preparo de diversas receitas clássicas, abordando processos de coquetelaria, diferentes formas de fazer o café e a elaboração de bases e xaropes.

O valor da inscrição é R$ 50, e os interessados em participar devem realizar o cadastro clicando aqui.

Curso de introdu√ß√£o ao barismo ‚Äď VAGAS ESGOTADAS

20 de julho, às 15h

Quem j√° participou dessa a√ß√£o virtual n√£o poupou elogios aos professores e baristas envolvidos e, mesmo ap√≥s duas edi√ß√Ķes, a demanda do pessoal em casa continua. √Č por isso que o MC promover√° mais uma vers√£o desse encontro no dia 20 de julho, √†s 15h, por meio da plataforma Zoom. Na ocasi√£o, o respons√°vel pelo Centro de Prepara√ß√£o de Caf√© do Museu, Hallyson Ramos, retorna com mais conte√ļdo sobre a extra√ß√£o da bebida em variados m√©todos de preparo e uma se√ß√£o totalmente dedicada ao espresso.

Inaugura√ß√£o da exposi√ß√£o ‚ÄúDesign Espresso‚ÄĚ

20 de julho

No final do s√©culo 19, o caf√© j√° era amplamente consumido no mundo. Entretanto, a tecnologia envolvendo o preparo da bebida pouco havia se alterado, resumindo-se ao despejo de √°gua quente sobre o gr√£o torrado e mo√≠do, com ou sem coador. Buscando novas ideias para diminuir o tempo de extra√ß√£o, inventores projetaram equipamentos que usassem o vapor para fazer o cafezinho. Neste contexto, nasceu na It√°lia a primeira m√°quina de espresso. Em parceria com o Museo della Macchina per Caff√® (MUMAC), sediado em Mil√£o, a exposi√ß√£o virtual retratar√° as transforma√ß√Ķes t√©cnicas e est√©ticas pelas quais esses utens√≠lios passaram desde sua origem, at√© a d√©cada de 1970.

O conte√ļdo estar√° dispon√≠vel na¬†plataforma Google Arts & Culture, a partir do dia 20.

Live ‚ÄúCaf√© e Imigra√ß√£o √Ārabe‚ÄĚ

23 de julho, às 17h

Usando a pesquisa “Mem√≥rias do Caf√© √Ārabe” como fio condutor, os pesquisadores do Museu do Caf√© e do Museu da Imigra√ß√£o, Bruno Bortoloto e Thiago Haruo, conversar√£o sobre os aspectos culturais dessa bebida e sua rela√ß√£o com as migra√ß√Ķes em S√£o Paulo. Os profissionais discutir√£o, ainda, a import√Ęncia dos usos e costumes trazidos por pessoas em seus deslocamentos e como ambos as institui√ß√Ķes v√™m se dedicando a eles.

Live ‚ÄúDica do Barista‚ÄĚ

24 de julho, às 11h

Assim como o curso de introdu√ß√£o ao barismo, as lives no perfil do¬†Instagram¬†s√£o realizadas pelo instrutor Hallyson Ramos. Aqui, a inten√ß√£o √© gerar momentos de intera√ß√£o com o p√ļblico em isolamento social, incentivando conversas sobre a extra√ß√£o caseira do caf√©, as maneiras de aprimorar e facilitar esse processo e quais detalhes s√£o importantes na hora da compra. Mas, para al√©m disso, assuntos aprofundados como o ponto de moagem do gr√£o e os gostos b√°sicos do paladar tamb√©m cativam a aten√ß√£o dos espectadores, mostrando o interesse da audi√™ncia pela √°rea.

Em 24 de julho, o tema principal da transmissão será a qualidade dos cafés de cápsula.

Premia√ß√£o | A√ß√£o colaborativa ‚Äď Dia dos Av√≥s

27 de julho

Em 1¬ļ de julho, o Museu do Caf√© deu in√≠cio a uma a√ß√£o colaborativa nas redes sociais, que convidada os seguidores a enviarem fotografias dos av√≥s preparando ou consumindo o cafezinho. Desde ent√£o, a institui√ß√£o contou com a contribui√ß√£o de v√°rios usu√°rios buscando homenagear esses parentes t√£o especiais. A segunda parte dessa atra√ß√£o, marcada para a segunda quinzena do m√™s, envolver√° um concurso no¬†Facebook: o MC reunir√° todas as imagens enviadas em um √°lbum e, a partir do dia 16, os visitantes poder√£o votar nos seus cliques preferidos. O registro que conseguir arrecadar o maior n√ļmero de intera√ß√Ķes at√© o √ļltimo domingo do m√™s (26) ganhar√° dois kits de brindes especiais, contendo canecas, gr√£os gourmet, cadernetas, l√°pis, chaveiro e muitos outros.

Foto: Reprodução