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Santos / Cotidiano

Você tem um coração empreendedor?

Você tem um coração empreendedor? Effectuation. O nome é estranho, mas vale repetir: effectuation. Sim, esse é o termo designado para retratar os principais pilares de um empreendedor. De onde surgiram esses pilares? E por que você precisa compreendê-los se quiser construir sua empresa a partir do próprio conhecimento?

Veja bem, todo ser humano pode empreender. Todo jovem tem a capacidade para utilizar dos recursos que disp√Ķe para tentar abrir seu pr√≥prio neg√≥cio. Mas… se todos podem aprender sobre empreendedorismo e andam dizendo por a√≠ que, de m√©dico, louco e empreendedor, todo mundo tem um pouco; o que diferencia de fato aqueles que possuem uma ‚Äúveia empreendedora‚ÄĚ daqueles que apenas de vez em quando revelam habilidades de gerir alguns neg√≥cios? A teoria Effectuation, tamb√©m chamada de Abordagem Efetiva, ela √© o cora√ß√£o do modelo de neg√≥cio daqueles que vivenciam o empreendedorismo.

Vamos ver como isso funciona na prática? Pegue um papel, três canetas, cada uma de cor e desenhe três grandes círculos.

 

No primeiro c√≠rculo, com sua cor favorita, escreva: quem eu sou? Isto mesmo, o ponto de partida do empreendedor √© o que ele sabe sobre si, portanto, voc√™ precisa ter certeza de quais s√£o seus talentos, suas habilidades, seus sonhos e seus pontos de melhoria ‚Äď descreva tudo isso neste c√≠rculo, priorizando os pontos em que voc√™ reconhece ser capaz de inspirar pessoas, criar solu√ß√Ķes e aprender coisas novas.

Depois v√° para o segundo c√≠rculo e coloque a legenda em outra cor: O que sei fazer? Pense sobre os conhecimentos adquiridos at√© aqui, sejam por experi√™ncias de vida ou por cursos, palestras, escolas, leituras… Quanto mais voc√™ deixar claro o que sabe sobre gest√£o de neg√≥cios, controles financeiros, vis√£o de mercado, vendas, negocia√ß√£o e gerenciamento de pessoas, melhor. Todo conhecimento √© v√°lido, ent√£o, se sua bagagem t√©cnica n√£o parecer muito vasta, n√£o se preocupe, tente se ater aos aprendizados do dia-a-dia, √†s vezes, estes poder√£o at√© ser mais √ļteis ‚Äď acredite!

Feito isso, pegue a terceira caneta e escreva no √ļltimo c√≠rculo: Quem conhe√ßo? Neste momento vale considerar sua principal rede de contatos, sejam colegas pessoais ou profissionais. Ser√° que voc√™ j√° tem clientes, fornecedores, parceiros ou pelo menos pessoas que apoiariam suas ideias e te ajudariam na divulga√ß√£o? Descreva os nomes dessas pessoas, ainda que inicialmente possam ser seus familiares ou melhores amigos, o importante aqui √© trazer √† tona aqueles que apostam ou poderiam apostar no seu neg√≥cio. Quando tiver terminado, olhe bem para o conte√ļdo dos seus tr√™s c√≠rculos.

A partir de quem voc√™ √©, do que voc√™ sabe e das pessoas que conhece, voc√™ ser√° capaz de criar um efeito no mercado. √Č simples, pr√°tico e funcional. E quanto mais voc√™ testar e aprimorar, mais ver√° que funciona. Para finalizar, olhe novamente para os seus tr√™s grandes c√≠rculos e extraia a grande li√ß√£o: os pilares precisam crescer juntos para gerarem um grande Effectuation. Apenas assim eles representam o cora√ß√£o de um poss√≠vel empreendedor.